ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA - O LIVRO DOS ESPÍRITOS – LIVRO SEGUNDO - PARTE 77

CAP. IX – INTERVENÇÃO DOS
ESPÍRITOS NO MUNDO CORPÓREO

V – AFEIÇÃO DOS ESPÍRITOS
POR CERTAS PESSOAS

(Questões: 484 a 488.a)

Tanto no plano material quanto no espiritual, os Espíritos se reúnem por afinidade. Trata-se do que em Espiritismo conhece-se pelo nome de SINTONIA E PREFERÊNCIA. Todo espírito, encarnado ou não, possui MEDIUNIDADE. Conforme define o Espírito Emmanuel (Mediunidade e Sintonia – prefácio) a "mediunidade é força mental, talento criativo da alma, capacidade de comunicação e de interpretação do espírito, imã no próprio ser", enfatizando que "sintonia é acordo mútuo".

Portanto, falar sobre “afeições dos Espíritos por certas pessoas” é o mesmo que atração entre espíritos que se sintonizam nas mesmas preferências. As entidades promovem verdadeiro “acordo mental” por gostarem das mesmas coisas. Então formam famílias ou bandos, dependendo da disposição mental. Emmanuel, parafraseando antigo provérbio, declara: “Dize-me com quem andas e dir-te-ei quem és” (obra citada).

Em O Livro dos Espíritos, na questão 484, aprendemos que os bons Espíritos simpatizam com os homens de bem ou passíveis de melhora e os Espíritos inferiores com os homens viciosos ou que podem se viciar. O apego mútuo resulta da semelhança de sensações.

Esses laços têm origens distintas:

    1.   Na afeição verdadeira que nada tem de carnal; ou
    2.  Não há afeição, mas, lembranças de paixões humanas.

Os Espíritos NÃO são indiferentes aos nossos infortúnios e prosperidade. Conforme a questão 486, além de fazer todo bem possível para seus afeiçoados, os bons Espíritos ficam felizes com as alegrias de seus tutelados, mas, se afligem quando, nas dores, rejeitamos as provas (que são como remédios para nossas imperfeições).

É importante saber que os Espíritos possuem um ponto de vista mais justo de todos os problemas que afligem seus tutelados. Todavia, se ocupam dos males morais. O egoísmo e o coração endurecido é a origem de todos os males que os Espíritos (encarnados e desencarnados) enfrentam. O orgulho e a ambição criam males imaginários.

As tribulações da vida corporal, assim como esta, são transitórias. Sua função é conduzir o Espírito a um estado melhor.  Existem problemas que afetam somente as ideias mundanas e outros cujas causas são morais e que distanciam do estado melhor (progresso). Enquanto os bons Espíritos se ocupam em reerguer a coragem de seus tutelados, os inferiores procuram lhes incitar o desespero.

Conforme o grau evolutivo em que se encontram, os parentes e amigos já desencarnados protegem aqueles que deixaram na Terra. São sensíveis às suas aflições, mas, esquecem aqueles os esquecem.

Verifica-se, enfim, que a questão gira em torno das escolhas, das preferências. Assim, trazemos para sua reflexão a mensagem do benfeitor espiritual Emmanuel na obra “Mediunidade e Sintonia”, cujo título é “Examina o Teu Desejo”, onde ensina:

“Cada pessoa é instrumento vivo dessa ou daquela realização, segundo o tipo de luta a que se subordina. ‘Acharás o que buscas’ – ensina o Evangelho, e podemos acrescentar – ‘farás o que desejas’. [...] Observa o próprio rumo para que não te surjam problemas de companhia. Desce à animalidade e encontrarás extensa multidão daqueles que te acompanham com propósitos escuros na retaguarda. Eleva-te no aperfeiçoamento próprio e caminharás de espírito bafejado pelo concurso daqueles pioneiros da evolução que te precederam na jornada de luz, guiando-te as aspirações para as vitórias da alma. Examina os teus desejos e vigia os próprios pensamentos, porque onde situares o coração aí a vida te aguardará com as asas do bem ou com as algemas do mal”.

E, para terminar, citamos o item 227 do Capítulo XX de O Livro dos Médiuns que traz curiosa e importante afirmação:

“[...] Ora, os bons têm afinidade com os bons e os maus com os maus [...].

Leia o texto, estude as questões, deixe seu comentário e contribua para nosso progresso mútuo.

Até nosso próprio encontro!

Nenhum comentário:

ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA – O LIVRO DOS ESPÍRITOS – LIVRO SEGUNDO – PARTE 82

– CAP. IX – INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPÓREO – XI – DOS PACTOS – (Questões: 549 a 550) – Paira em torno do Esp...