ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA - PARTE 88



– O LIVRO DOS ESPÍRITOS – 
– LIVRO TERCEIRO – AS LEIS MORAIS – 
– CAPÍTULO I – A LEI DIVINA OU NATURAL –
 I  CARACTERES DA LEI NATURAL

– (Questões 614 a 618 – continuação...) –

Segundo o ensino dos Espíritos Superiores o único caminho que conduz à felicidade humana é fazer ou não fazer conforme a Lei Natural. Toda infelicidade ocorre em vista do afastamento humano desta Lei. Não há o como confundir: a Lei Natural É a Lei Divina. Como o próprio Deus a Lei Divina é eterna e imutável. O ser humano está em constante mutação. Conforme ensina o Apóstolo Paulo há identidade de origem e natureza divina para todas as Leis do Universo. É importante afirmar que não há confusão quando se reafirma esse princípio, pois, AS LEIS DE DEUS SÃO UMA COISA E DEUS MESMO É OUTRA. Não devemos confundir DEUS COM A PRÓPRIA NATUREZA.

As Leis de Deus são perfeitas, pois, são elas que conferem a harmonia que regula o Universo material e o Universo moral. As Leis de Deus são, desde sempre, para toda a eternidade. Sendo DEUS O AUTOR DE TODAS AS COISAS, TODAS AS LEIS DA NATUREZA SÃO LEIS DIVINAS. Tanto as Leis da Matéria quanto as Leis da Alma. O sábio estuda as primeiras e o homem de bem as segundas (E AS SEGUE).

Para conhecer, aprofundar e compreender TODAS as Leis Morais e Materiais o Espírito precisa encarnar várias vezes. Segundo os Espíritos Superiores, sem fechar questão, mas, respondendo com base na razão, as Leis Divinas devem ser apropriadas à natureza de cada mundo e proporcionais ao grau de adiantamento dos seres que os habitam.

Finalmente, a título de exemplo, entre as Leis Divinas encontramos aquelas que regulam as relações da matéria bruta: são as leis físicas; e seu estudo pertence ao domínio da Ciência; outras concernem ao ser e às suas relações com Deus e com seus semelhantes. Compreendem as regras da vida do corpo e as da vida da alma: são as leis morais.

Estude e Viva!
Beto Ramos. Uberaba - MG, 07 de Outubro de 2019.

Nenhum comentário:

CÂMARA MUNICIPAL APROVA PROJETO DE DOAÇÃO E DESAFETAÇÃO DE ÁREA PARA O PROJETO CARITAS

MUNICÍPIO BENEFICIA POPULAÇÃO UBERABENSE COM DOAÇÃO DE ÁREA Foto: ESPIRITISMONEWS (Instituto Revelare) Em sessão plenár...