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quarta-feira, 31 de agosto de 2022

CONTEÚDO DA OBRA VIAGEM ESPÍRITA EM 1862

  

Neste ano de 2022 (dois mil e vinte e dois, em pleno século XXI (21) completam-se 160 (cento e sessenta) anos da famosa viagem espírita de Allan Kardec pela França.

Na verdade, como registra o próprio organizador do Espiritismo, ocorreram 03 (três) viagens. Na primeira delas, no ano de 1860, Kardec limitou-se a visitar apenas Lyon e algumas outras cidades que se encontravam no trajeto. Em 1861, além de Lyon, a visita se estendeu à cidade de Bordeaux.

Finalmente, em 1862, a excursão que durou 06 (seis) semanas, teve um percurso de 1.158 (mil cento e cinquenta e oito) quilômetros e Kardec visitou mais de 20 (vinte) cidades, assistindo e participando de mais de 50 (cinquenta) reuniões.


Dessa última viagem resultou uma magnífica obra da lavra de Allan Kardec. Voyage Spirite en 1862 traduzida do francês por Wallace Leal V. Rodrigues, editada e lançada em português pela Casa Editora O Clarim. Trata-se de uma obra que traz importante conteúdo doutrinário.

Nesse sentido, na condição de obra doutrinária, parece se tratar de um livro pouco estudado pelos grupos espíritas, porquanto é mais usado para algum tipo de informação de viés histórico. Todavia, confessa Kardec que o objetivo da viagem era de instrução; de um lado para orientar a quem tivesse necessidade e, de outro, para a própria instrução do organizador do Espiritismo.

O conteúdo desse livro está dividido em 04 (quatro) partes, a saber:

I. Impressões gerais

  • Kardec se mostra grato pelo acolhimento benevolente que recebeu durante a viagem, embora reconheça que esse é direcionado à doutrina espírita, sem a qual, afirma, [ele] nada seria, tampouco seria objeto de preocupação;
  • Constatou que a doutrina penetrou corações em razão de pregações contrárias dos adversários;
  • Verificou que a difusão do espiritismo partia mais da classe média, mais esclarecida ou de mediana cultura, do que das classes incultas; Do meio seguia para cima ou para baixo;
  • Constatou a marcha progressiva do ensino dos Espíritos;
  • Observou o número incalculável de Espíritas que nada viram para aderir à doutrina, mas que a estudaram e a compreenderam; Sobre esse fato Kardec afirmou: "Isto prova que emprestam maior atenção ao fundo do que à forma. Para eles a filosofia é o principal; as manifestações constituem mero acessório". (pg. 31);
  • Kardec constatou que crer é muito, mas não é suficiente. É preciso que o espírita seja transformado [filosofia espírita como estilo de vida];
  • As numerosas reuniões que assistiu proporcionaram a Kardec constatar o ambiente propício para comunicações e instruções dos bons Espíritos. Adverte nesse sentido que "reuniões desta natureza se multiplicarão [...] à medida em que a verdadeira finalidade do Espiritismo for melhor compreendida". (pg. 33);
  • Verificou que crianças educadas nos princípios espíritas adquirem uma capacidade de raciocinar precoce, que as torna infinitamente mais fáceis de serem conduzidas;
  • Percebeu que os casos de obsessão são mais raros entre os que fizeram estudo prévio e atento de O Livro dos Médiuns e se identificaram com os princípios nele contidos (vigilância, atenção e predisposições morais para não atrair e ao mesmo tempo afastar Espíritos suspeitos);
  • Na ocasião verificou algo interessante: que o excesso de prudência é melhor que o excesso de confiança na análise das comunicações.
II. 03 (três) discursos pronunciados nas reuniões gerais de Lyon e Bordeaux.

III. Instruções particulares sobre os seguintes assuntos:

  • Manobras dos adversários contra o Espiritismo;
  • Sinal ou senha para reconhecimento entre espíritas;
  • O perigo do Espiritismo para classes pouco esclarecidas;
  • Por que o Espiritismo tem inimigos;
  • Progresso silencioso do Espiritismo;
  • Publicações feitas em nome do Espiritismo por pseudo adeptos;
  • A crença de que o Espiritismo é obra do demônio;
  • Evocação dos mortos;
  • Espíritas e médiuns e a advertência de que haveria falsos Cristos e falsos profetas;
  • Sobre a formação de grupos espíritas;
  • Quanto aos cultos e práticas exteriores.
IV. Projeto de Regulamento para uso de grupos e pequenas sociedades.
  • Objetivo: manter unidade e princípios de ação.
Como se verifica do resumo ora apresentado, uma bússola para indicar o caminho, que deve ser explorado com o cuidado do estudante sério, há nesta obra profundo conteúdo de cunho doutrinário, que merece nossa meditação, reflexão e aplicação prática.

E você, já estudou essa obra Viagem Espírita em 1862? Caso a resposta seja positiva, qual sua opinião e sua impressão? Registre aí nos comentários. Se ainda não leu, não sabe o que está perdendo. Até nosso próximo encontro.

Uberaba - MG, 31/08/2022.
Beto Ramos.

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

EXPLICAR, SIGNIFICAR E DEFINIR: compreendendo as diferenças sutis.

 

Um dos maiores cuidados expressados por Kardec para realizar sua pesquisa era, sem sombras de dúvidas, não bombardeá-la com os naturais preconceitos humanos. Nesse caso, estamos tratando especificamente dos sistemas preconcebidos. Para bem se compreender, trata-se de não eivar a pesquisa de um vício muito comum: partir de uma ideia formada para valida-la na pesquisa. Não estamos tratando das hipóteses, pois essas são comuns nas pesquisas, constituindo as variáveis encontradas acerca do tema, assunto ou objeto investigado.

Na pesquisa espírita, Kardec sempre tinha cuidado para abordar todos os pontos que se referiam ao objeto de estudo. Sua conclusão vinha a posteriori, nunca a priori. Eis a diferença entre uma ideia pré-concebida de outra nova e inédita ou, ao menos, não pensada ou difundida. É com base nessas premissas que iremos argumentar.

Estudando a obra O Que é o Espiritismo vamos nos deparar com uma conversa entre Kardec e um religioso, o qual indaga sobre o fato de o Espiritismo não discutir certos dogmas da igreja, mas admitir pontos rechaçados por aquela crença. O organizador do Espiritismo anuncia que esse, de fato, não contesta ou discute certos dogmas, mas termina a frase com a expressão: "em princípio" (Iniciação Espírita; Kardec, Allan. O Que é o Espiritismo, pg. 119. Editora Edicel. Sobradinho-DF, 14ª Edição).

Depreende-se disto que o Espiritismo não veio para uma disputa no mundo, mas, para o debate e o enriquecimento das ideias. O ponto importante da resposta ao padre e informado por Kardec nesse diálogo citado é o seguinte. Verbis:

"Se tivesse lido tudo o que escrevi sobre o assunto, teria observado que ele [o Espiritismo] se limita a dar-lhes uma interpretação lógica e mais racional do que a que lhes é dada vulgarmente".

Prossegue na resposta afirmando e exemplificando:

"É assim, por exemplo, que ele [o Espiritismo] não nega em absoluto o purgatório; demonstra, ao contrário, a sua necessidade e sua justiça; mas faz mais ainda, define-o"

Nesse ponto vamos nos deparar com uma encruzilhada no processo de interpretação: como o Espiritismo trata os tais dogmas da igreja, porquanto não os nega, como informa o religioso na sua pergunta?

Uma importante lição apresentada pelos Espíritos na Obra O Livro dos Espíritos, mormente quanto ao nosso vocabulário, instrumento utilizado para articular palavras no processo de transmissão do pensamento, é: "entendei-vos quanto às palavras".

Portanto, é importante observar que Kardec esclarece que o Espiritismo faz duas coisas distintas:

a. Dar uma interpretação lógica e mais racional aos dogmas do que a que lhes é dada vulgarmente;

b. Ir além da interpretação vulgar e definir certos termos.


Nesse sentido, é importante observar que há diferenças sutis entre o significado das expressões explicar, significar e definir.

1. O que é explicar?

* Tornar claro e compreensível algo que é obscuro ou ambíguo.

* Expor, explanar, fazer entender, dar explicação.

* Ser a origem, a razão ou o motivo de alguma coisa ("uma coisa explica a outra").

* Interpretar o sentido de algo.


2. O que é significar?

* Ter o significado ou sentido de algo; Querer dizer.

* Exprimir; Traduzir; Dar a entender, mostrar.

* Fazer conhecer, participar, comunicar.

* Possuir determinado significado, denotar, designar (dar nome a).


3. O que é definir?

* Estabelecer limites, delimitar.

* Indicar o verdadeiro sentido, a significação precisa.

* Fixar com precisão; Expor com clareza.

* Manifestar explicitamente; revelar.

* Tomar decisão a respeito; decidir, decretar.


Note-se que não é trabalho confortável buscar compreender o que, de fato, foi comunicado pelo texto de Kardec, o qual serve de objetivo para nossa reflexão.

Significar e definir estão no campo da indicação positiva e determinante de alguma coisa que não possui o significado, nem estava fixado com precisão. Trata-se de revelação e da indicação do sentido verdadeiro de alguma coisa. Resumindo, significar é TER o sentido de algo, enquanto definir é indicar o sentido verdadeiro.

Por outro lado, explicar está no campo da elucidação de algo mal interpretado, obscuro, incerto, duvidoso ou vago. Nesse caso, a significação existe, mas o termo é ambíguo, deixa dúvidas, carece ser INTERPRETADO.

Se estivermos corretos quanto à afirmação de Kardec, depreende-se que o Espiritismo trouxe esclarecimentos sobre questões sem significação formal, imprecisas, sem sentido ou indefinidas, além de elucidar pontos obscuros, duvidosos, vagos ou incertos.

Destarte, o Espiritismo executou, na sua função de trazer esclarecimentos, uma dessas ações, por assim dizer: explicar, significar/definir. Nesse passo, parece incorreto usar a expressão ressignificar, o que denota substituir uma coisa pela outra. O nosso estudo, ora apresentado como ensaio, não conduz a uma afirmação nesse último sentido.

Após se inscrever por aqui, deixe seu comentário e enriqueça a pesquisa que só terá sentido se for resultado do trabalho coletivo.

Até o próximo artigo.

Uberaba-MG, 29 de agosto de 2022.
Beto Ramos.

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

O ESPIRITISMO E A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ORDEM PSICOLÓGICA, MORAL E FILOSÓFICA.

 

"A Doutrina Espírita contém a solução de um certo número de problemas do mais alto interesse, de ordem psicológica, moral e filosófica". (O Que é o Espiritismo - Preâmbulo).


Todo aquele que estuda o espiritismo, certamente, já se deparou com essa afirmação de Allan Kardec em um de seus magistrais resumos da Doutrina Espírita. É importante sempre buscar agregar conhecimento em torno daquelas palavras, termos e frases usadas pelo organizador do Espiritismo, pois disto decorre e depende a compreensão adequada do edifício espírita.

Somente nessa frase, antes destacada, já podemos encontrar razões  suficientes para uma meditação profunda. Vamos, portanto, refletir sobre as expressões usadas: psicológica, moral e filosófica.

Nessa breve exposição procuraremos demonstrar onde, entre outras fontes da lavra do professor, estão contidos os desenvolvimentos de Kardec conforme cada campo do saber citados na frase objeto do estudo, segundo a compreensão que temos de cada um deles. Vejamos:


PSICOLOGIA

1. São os estados e processos mentais do indivíduo:

- O estado mental do Espírito, como aprendemos na Obra O Céu e o Inferno, refere-se ao estado feliz ou infeliz do Espírito, encarnado ou não;

- Esses estados em que se encontram representam o céu para o Espírito Feliz e o inferno para o Espírito Infeliz.

2. Trata do comportamento do indivíduo, como de sua interação com o ambiente físico e social:

- O comportamento do Espírito, sua interação com o mundo espiritual, como percebe e compreende esse ambiente está em conformação com sua elevação e o conhecimento adquirido; Disso decorre o modo como interage com os demais Espíritos (Escala Espírita, O Livro dos Espíritos).

Além do mais, tudo isto se reflete no mundo físico, uma vez que o Espírito reencarna, se comporta e interage com as pessoas segundo o seu caráter (União do Princípio Espiritual e da Matéria, Cap. 11, Gênese Espiritual, A Gênese).


MORAL

São as bases que guiam a conduta do Espírito, ensinando a melhor forma de agir e se comportar dentro de uma sociedade:

Em O Livro dos Espíritos encontramos qual a definição de moral dada pelos Espíritos, como o Espírito deve se comportar em relação aos semelhantes e perante Deus, bem como a própria distinção do bem e do mal (Questão 629 e seguintes).


FILOSOFIA

O Espiritismo supera o senso comum no que se refere à realidade empírica e das aparências percebidas pelos sentidos físicos:

- O Espiritismo se relaciona com o conhecimento científico avaliando os campos do saber e contribui para o desenvolvimento de muitos ramos do saber (Revistas Espíritas);

- No campo da metafísica o Espiritismo supera as meras especulações e traz respostas sobre as verdades primeiras relativas a Deus, Alma e Matéria (O Livro dos Espíritos); Enquanto usa procedimentos argumentativos, lógicos e dedutivos, relaciona teoria e prática (O Livro dos Médiuns e O Céu e o Inferno);

- O Espiritismo apresenta as consequências éticas e psicológicas advindas das relações mantidas entre os Espíritos (Definição de O Que é o Espiritismo, Preâmbulo da obra de mesmo nome);

- A razão é a condutora da fé; O procedimento do Espiritismo é o método racional, vez que não traz teoria, doutrina ou sistema preconcebido (Folha de rosto da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo). Tudo perpassa pelo método científico da observação (O Livro dos Médiuns, Revistas Espíritas e O Céu e o Inferno).

Vários desses pontos mencionados são abordados por Allan Kardec na Obra O Que é o Espiritismo. Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, ao apresentar a base da Autoridade da Doutrina Espírita, encontram-se as mesmas explicações ora desenvolvidas.

Como ciência-filosófica o Espiritismo superou o senso-comum e não se constituiu em sistema especulativo (O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Céu e o Inferno e Revistas Espíritas). Em O Livro dos Médiuns, como na obra O Céu e o Inferno, o Espiritismo trouxe a prática e a experimentação, inclusive a comprovação da estruturação filosófica da Doutrina Espírita (O Livro dos Espíritos).

As informações aqui compartilhadas são apenas fragmentos daquilo que o leitor poderá encontrar como desenvolvimento daquela frase inicial nas obras escritas por Allan Kardec.  Também, é fato, constituem-se em nossa interpretação do conteúdo exposto para estudo na Doutrina dos Espíritos.

Então, mãos à obra. Bons estudos.

Uberaba-MG, 18/08/2022.
Beto Ramos

DESTAQUE DA SEMANA

A DOUTRINA DOS ESPÍRITOS NÃO É ASSUNTO QUE SE ESGOTA EM UMA PALESTRA

  EM SUAS VIAGENS KARDEC MINISTRAVA ENSINOS COMPLEMENTARES AOS QUE JÁ POSSUIAM CONHECIMENTO E ESTUDO PRÉVIO. Visitando a cidade Rochefort, n...