"Se não
há refeição, não há Torá; e se não há Torá, não há refeição”
(Avot 3:17).
Muitos cristãos supõem que as palavras
“partir o pão” se referem à comunhão. Eles imaginam os crentes se reunindo para
receber uma pequena fatia de pão e tomar um pouco de vinho, como é feito hoje
nas igrejas. Lucas, no entanto, está descrevendo os lares de Jerusalém do
primeiro século, não uma igreja cristã moderna: os primeiros crentes
realmente faziam refeições juntos! Ele deixa ainda mais claro adiante:
“Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria”
(Atos 2:46).
SEM REFEIÇÃO, SEM ESCRITURAS
No entanto, essas refeições não eram
apenas eventos sociais. O estudo das Escrituras tem sido sempre o elemento
central da vida judaica e todas as áreas da vida tinham que estar ligadas a
este estudo. Portanto, Lucas nos diz que ao fazerem as refeições juntos,
os primeiros crentes se dedicavam ao ensino dos apóstolos.
O CONTEXTO JUDAICO
Compartilhar refeições sempre foi uma
parte importante da vida judaica. Os crentes faziam refeições juntos,
revezando-se para receber uns aos outros. Na tradição judaica, era sempre o
anfitrião quem proferia a benção tradicional e partia o pão no início da
refeição.
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