Seguidores

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

APONTAMENTOS DOUTRINÁRIOS EM ESPIRITISMO

 

No estudo aprofundado do Espiritismo vários pontos, não é incomum, passam e não são notados ou se o são, não são meditados.

Observamos, por exemplo, que o Espiritismo não definiu o princípio inteligente. Do ponto de vista conceitual, temos que o espírito é o princípio inteligente do universo e vice-versa. No entanto, do ponto de vista doutrinário, para o Espiritismo a ALMA em si, ou melhor, o ELEMENTO ESPIRITUAL, continua sendo uma abstração. Isto quer dizer que o princípio inteligente não foi isolado para observação.

Se para o ser humano é assim, vejamos para os Espíritos. Sabemos que nem todos os Espíritos já atingiram a capacidade cognitiva que lhes permitam estudar o Espírito. Aqueles que alcançaram essa condição estudam o Espírito em si, mas, individualizado pelo seu perispírito.

Explicando! É por meio do perispírito que os Espíritos percebem o mundo e expressam sua vontade, seu pensamento e o seu sentimento. É a partir de seus fenômenos que as relações entre o Espírito e seu perispírito podem ser estudadas.

Conforme declarou Kardec em O Livro dos Espíritos, a Doutrina Espírita é resultado do ensino dos Espíritos superiores. Portanto, o Espiritismo é uma ciência com método e teoria próprios para estudar os fenômenos espíritas.

Destarte, uma opinião fundamentada sobre a Doutrina Espírita é fruto do trabalho daquele que busca conhecer o seu objeto de estudo, os fatos sobre os quais estabelece suas hipóteses, seu método, a teoria historicamente estabelecida, as causas e as leis que sua teoria revela.

No Livro Segundo de O Livro dos Espíritos, estes vão ensinar sobre o Mundo Espírita ou dos Espíritos, já n'O Livro dos Médiuns, Segunda Parte, capítulo 7, magníficas informações serão apresentadas sob o título Laboratório do Mundo Invisível. Por sua vez, na obra A Gênese, em seu capítulo 14, as instruções serão a respeito dos fluídos.

Estudando essas obras e os capítulos mencionados será possível compreender um pouco mais e melhor acerca dos fluidos espirituais, como os Espíritos os manipulam e como percebem o mundo espiritual.


Uberaba-MG, 06/12/2021
Beto Ramos

2 comentários:

Comente. Debatemos sem disputar.

DESTAQUE DA SEMANA

O AGENTE MORAL, SUAS PAIXÕES E VÍCIOS.

  Retomando a ideia a partir do nosso último artigo, é importante ter sempre em mente que o s caracteres humanos não são imutáveis . T odos ...

MAIS VISITADAS