Seguidores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

PROJETO DE REGULAMENTO PARA USO DE GRUPOS E PEQUENAS SOCIEDADES ESPÍRITAS

 

Está disponível para baixar o Projeto de Regulamento de Casas, Grupos e Sociedades Espíritas disponibilizado por Allan Kardec.

Trata-se de um material que o organizador do Espírito repassou para os grupos durante sua Viagem Espírita em 1862.

Em PDF no drive, disponibilizamos para estudantes, coordenadores, diretores e presidentes de grupos que queiram atender às advertências de Kardec e regulamentar as atividades conforme o Espiritismo propõe.

Acesse e baixe agora: PROJETO DE REGULAMENTO

Uberaba-MG, 02/09/2022.
Beto Ramos.


quinta-feira, 1 de setembro de 2022

PRECES E ATOS EXTERIORES DE CULTO REGIOSO NO ESPIRITISMO


Quem não observou toda uma assistência de reunião espírita repetir em coro uma prece ou uma fórmula qualquer assemelhando-se a culto religioso? Essa situação é muito mais comum do que se pensa, principalmente, no Brasil.

Esse não é um assunto novo e causa espanto encontrar-se nos dias atuais a situação acima descrita. Todo aquele que estuda o Espiritismo sabe que a questão foi muito bem abordada e resolvida por Allan Kardec.

Várias são as fontes onde Kardec tratou de tais temas. Vamos citar, para fins do presente artigo, a obra Viagem Espírita em 1862, item 11. Tendo visitado mais de uma vintena de cidades, o organizador do Espiritismo pode responder questões e tratar sobre o uso de práticas exteriores de cultos nos grupos.

Relata Kardec na obra que "[...] frequentes vezes me tem sido indagado se é útil começar as sessões com preces e atos exteriores de culto religioso". Ao responder enfatiza: "A resposta não é apenas minha, mas também dos Espíritos que trataram desse assunto".

Para elucidar e esclarecer Kardec divide sua resposta, a princípio, em duas partes, para, ao final apresentar uma conclusão a respeito de ambas.

Kardec afirma que, mais que útil, é necessário:

- Rogar, através de uma INVOCAÇÃO ESPECIAL, por uma espécie de prece, o CONCURSO DOS BONS ESPÍRITOS.

Nesse caso, esclarece, a rogativa feita predispõe o indivíduo ao recolhimento, sendo que é o recolhimento a CONDIÇÃO ESPECIAL para TODA REUNIÃO SÉRIA.

Pesquisando as palavras vamos aprender que recolhimento quer dizer concentração, meditação, ter comedimento e recato. Invocar é pedir o auxílio e a assistência, recorrer a [o bom Espírito]. Concurso é cooperar, participar, assistir.

De posse do significado das palavras acima vamos compreender o que Kardec vai esclarecer sobre a questão da prece:

"aconselhamos a abstenção de qualquer prece litúrgica, SEM EXCEÇÃO mesmo da Oração Dominical por mais bela que seja".

A oração dominical é também conhecida como o Pai Nosso. Kardec fundamenta que o Espiritismo não exige a ninguém que abjure (renuncie) à sua religião para se tornar Espírita. Vai mais longe e afirma que o objetivo do Espiritismo é estudar e esclarecer sobre questões morais, que permeiam religiões e nações.

Destarte, ensina Kardec que o Espiritismo é um terreno neutro, sobre o qual TODAS as opiniões religiosas podem se encontrar e dar-se as mãos. Segundo Kardec e os Espíritos que trataram dessas questões a missão do Espiritismo é abolir o antagonismo religioso. É nesse sentido que DEVE abster-se de discutir dogmas particulares.

Sem uma conduta neutra, explica Kardec, não se poderia, por exemplo, impedir que um Espírita muçulmano se colocasse na posição deitada (prosternar-se) ao solo e recitasse sua fórmula religiosa em que 'só há um Deus e Maomé é o seu profeta'.

Não há, lado outro, qualquer inconveniente naquela prece que é feita em intenção de qualquer pessoa INDEPENDENTE DE TODO E QUALQUER CULTO. Para o Espiritismo é RIDÍCULO fazer com que os assistentes de uma reunião espírita REPITA EM CORO uma prece ou uma fórmula qualquer.

Mentalmente, a seu bel prazer, cada um é livre para a prece que julgar necessária, todavia, NADA OSTENSIVO, NEM OFICIAL.

Quanto ao uso de práticas exteriores, tudo que foi desenvolvido, afirma Kardec, se referem ao sinal da cruz, bem como o hábito de se colocar de joelhos, entre outras práticas. A reunião deve se pautar pela gravidade (seriedade) e respeito, além do recolhimento.

Segundo Kardec e os Espíritos Superiores não se deve adotar qualquer formalidade de nenhum culto ou religião. O Espiritismo NÃO É UMA NOVA SEITA. Nenhum ritual deve ser empregado. Pode ser Espírita qualquer pessoa INDEPENDENTE DA SUA MANEIRA DE ADORAR A DEUS.

Sem qualquer melindre de sinais exteriores, esclarece Kardec, o Espiritismo chama a si TODOS OS ADEPTOS DE TODAS AS CRENÇAS, cujo objetivo é uni-los sob as seguintes bases:

  • Caridade;
  • Fraternidade;
  • Igualdade.

Repita-se que o Espiritismo aconselha a abstenção de qualquer liturgia, sem exceção.

Essas advertências, esclarece Kardec, se dirigem para CENTROS, GRUPOS E SOCIEDADES.

Na casa de cada um o Espiritismo não se mete e a liberdade de agir é respeitada.

Tais questões foram tratadas por Kardec há 160 (cento e sessenta anos), mas muitos procedem de modo diferente. O que fazer para modificar esse estado de coisas? Em nosso caso, correndo o risco de receber a pecha do antipático, vamos continuar divulgando e propagando o Espiritismo, tal qual o é em Verdade e em Espírito. Sigamos em frente com Kardec.

Uberaba-MG, 01/09/2022
Beto Ramos.


quarta-feira, 31 de agosto de 2022

CONTEÚDO DA OBRA VIAGEM ESPÍRITA EM 1862

  

Neste ano de 2022 (dois mil e vinte e dois, em pleno século XXI (21) completam-se 160 (cento e sessenta) anos da famosa viagem espírita de Allan Kardec pela França.

Na verdade, como registra o próprio organizador do Espiritismo, ocorreram 03 (três) viagens. Na primeira delas, no ano de 1860, Kardec limitou-se a visitar apenas Lyon e algumas outras cidades que se encontravam no trajeto. Em 1861, além de Lyon, a visita se estendeu à cidade de Bordeaux.

Finalmente, em 1862, a excursão que durou 06 (seis) semanas, teve um percurso de 1.158 (mil cento e cinquenta e oito) quilômetros e Kardec visitou mais de 20 (vinte) cidades, assistindo e participando de mais de 50 (cinquenta) reuniões.


Dessa última viagem resultou uma magnífica obra da lavra de Allan Kardec. Voyage Spirite en 1862 traduzida do francês por Wallace Leal V. Rodrigues, editada e lançada em português pela Casa Editora O Clarim. Trata-se de uma obra que traz importante conteúdo doutrinário.

Nesse sentido, na condição de obra doutrinária, parece se tratar de um livro pouco estudado pelos grupos espíritas, porquanto é mais usado para algum tipo de informação de viés histórico. Todavia, confessa Kardec que o objetivo da viagem era de instrução; de um lado para orientar a quem tivesse necessidade e, de outro, para a própria instrução do organizador do Espiritismo.

O conteúdo desse livro está dividido em 04 (quatro) partes, a saber:

I. Impressões gerais

  • Kardec se mostra grato pelo acolhimento benevolente que recebeu durante a viagem, embora reconheça que esse é direcionado à doutrina espírita, sem a qual, afirma, [ele] nada seria, tampouco seria objeto de preocupação;
  • Constatou que a doutrina penetrou corações em razão de pregações contrárias dos adversários;
  • Verificou que a difusão do espiritismo partia mais da classe média, mais esclarecida ou de mediana cultura, do que das classes incultas; Do meio seguia para cima ou para baixo;
  • Constatou a marcha progressiva do ensino dos Espíritos;
  • Observou o número incalculável de Espíritas que nada viram para aderir à doutrina, mas que a estudaram e a compreenderam; Sobre esse fato Kardec afirmou: "Isto prova que emprestam maior atenção ao fundo do que à forma. Para eles a filosofia é o principal; as manifestações constituem mero acessório". (pg. 31);
  • Kardec constatou que crer é muito, mas não é suficiente. É preciso que o espírita seja transformado [filosofia espírita como estilo de vida];
  • As numerosas reuniões que assistiu proporcionaram a Kardec constatar o ambiente propício para comunicações e instruções dos bons Espíritos. Adverte nesse sentido que "reuniões desta natureza se multiplicarão [...] à medida em que a verdadeira finalidade do Espiritismo for melhor compreendida". (pg. 33);
  • Verificou que crianças educadas nos princípios espíritas adquirem uma capacidade de raciocinar precoce, que as torna infinitamente mais fáceis de serem conduzidas;
  • Percebeu que os casos de obsessão são mais raros entre os que fizeram estudo prévio e atento de O Livro dos Médiuns e se identificaram com os princípios nele contidos (vigilância, atenção e predisposições morais para não atrair e ao mesmo tempo afastar Espíritos suspeitos);
  • Na ocasião verificou algo interessante: que o excesso de prudência é melhor que o excesso de confiança na análise das comunicações.
II. 03 (três) discursos pronunciados nas reuniões gerais de Lyon e Bordeaux.

III. Instruções particulares sobre os seguintes assuntos:

  • Manobras dos adversários contra o Espiritismo;
  • Sinal ou senha para reconhecimento entre espíritas;
  • O perigo do Espiritismo para classes pouco esclarecidas;
  • Por que o Espiritismo tem inimigos;
  • Progresso silencioso do Espiritismo;
  • Publicações feitas em nome do Espiritismo por pseudo adeptos;
  • A crença de que o Espiritismo é obra do demônio;
  • Evocação dos mortos;
  • Espíritas e médiuns e a advertência de que haveria falsos Cristos e falsos profetas;
  • Sobre a formação de grupos espíritas;
  • Quanto aos cultos e práticas exteriores.
IV. Projeto de Regulamento para uso de grupos e pequenas sociedades.
  • Objetivo: manter unidade e princípios de ação.
Como se verifica do resumo ora apresentado, uma bússola para indicar o caminho, que deve ser explorado com o cuidado do estudante sério, há nesta obra profundo conteúdo de cunho doutrinário, que merece nossa meditação, reflexão e aplicação prática.

E você, já estudou essa obra Viagem Espírita em 1862? Caso a resposta seja positiva, qual sua opinião e sua impressão? Registre aí nos comentários. Se ainda não leu, não sabe o que está perdendo. Até nosso próximo encontro.

Uberaba - MG, 31/08/2022.
Beto Ramos.

DESTAQUE DA SEMANA

A DOUTRINA DOS ESPÍRITOS NÃO É ASSUNTO QUE SE ESGOTA EM UMA PALESTRA

  EM SUAS VIAGENS KARDEC MINISTRAVA ENSINOS COMPLEMENTARES AOS QUE JÁ POSSUIAM CONHECIMENTO E ESTUDO PRÉVIO. Visitando a cidade Rochefort, n...