Seguidores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de março de 2023

O ESPIRITISMO É MODERNO OU É ANTIGO?

      

Quem buscar o conhecimento espírita vai se deparar com afirmações de Allan Kardec que, sem um aprofundamento do estudo, poderão soar contraditórias. Mas, a contradição é aparente e fundada na compreensão equivocada do conteúdo compulsado. É sempre melhor que o conhecimento seja adquirido do modo mais abrangente possível. Kardec traz explicações importante no conjunto de sua obra. Quem não investiga esse conjunto, certamente, poderá chegar a conclusões inadequadas.

É o que ocorre, por exemplo, com as dissertações quanto ao espiritismo ser encontrado desde antiguidade, pois, trata-se de uma das forças da natureza, está em a natureza, funda-se nas leis da natureza, etc., e, noutros tantos momentos, durante a produção da ciência filosófico-espírita, Kardec vai trazer a lume a ideia de que o espiritismo é moderno ou o 'moderno espiritismo.

Em duas de suas obras, ao que parece, pouco estudadas pelos que adotam as ideias espíritas, vamos encontrar um conjunto de informações importantes, para as quais fizemos dois questionamentos para a melhor compreensão, as quais destacamos:

1. QUAL O PERÍODO QUE KARDEC CONSIDERA 'TEMPOS MODERNOS'?

"Sem remontar às práticas esotéricas, que são de todos os tempos e lugares, o magnetismo animal dos tempos modernos parece ter surgido com Paracelso, tendo sido aceito e praticado por Burgraeve, Van Helmont, o Padre Kircher e, principalmente, por Mesmer que, pelas alturas do ano de 1779, lhe deu grande incremento e chegou a lhe emprestar o próprio nome; mesmerismo era como então se chamava o magnetismo". (Fonte: Obra Principiante Espírita – Allan Kardec).

2. O QUE ALLAN KARDEC CONSIDERA MODERNO NO ESPIRITISMO E, CONSEQUENTEMENTE ESPIRITISMO MODERNO, UMA VEZ QUE O ESPIRITISMO ESTÁ PRESENTE DESDE A ANTIGUIDADE?

“O que é moderno é a explicação lógica dos fatos, o conhecimento mais completo da natureza dos Espíritos, de seu papel e seu modo de ação, a revelação de nosso estado futuro, enfim, sua constituição em corpo de ciência e de doutrina e suas diversas aplicações. Os Antigos conheciam o princípio, os Modernos conhecem os detalhes. Na Antiguidade, o estudo desses fenômenos constituía o privilégio de certas castas que só os revelavam aos iniciados em seus mistérios; na Idade Média, os que se ocupavam ostensivamente com isso eram tidos como feiticeiros e, por isso, queimados; mas hoje não há mistérios para ninguém, não se queima mais ninguém; tudo se passa claramente e todo mundo pode esclarecer-se e praticá-lo, pois há médiuns em toda parte.” (Fonte: O Espiritismo em sua expressão mais simples).

Destarte, esperamos contribuir para elucidar quaisquer dúvidas advindas das questões que envolvem os enunciados de Allan Kardec quanto ao Espiritismo presente desde a antiguidade, mas moderno quanto aos seus esclarecimentos consoante o ensino dos Espíritos superiores (Doutrina Espírita).

Uberaba-MG, 17/03/2023
Beto Ramos

Um comentário:

Lauro Rodrigues e Cleide Gonçalves disse...

Conforme o nosso planeta estava pronto para receber os seres-humanos, e estes, possibilitando que ocorressem todos os fenômenos nos quais conhecemos. Importa dizer que desde então havia relações de encarnados e desencarnados. A própria história nos conta isso. Porém, como dito nesse artigo, faltava o conhecimento para poder explicar racionalmente como isso de dava. A doutrina espírita é esse conjunto de instruções que vieram por parte dos Espíritos e que nos possibilitou "conhecer" o mundo espiritual, sua relação com o mundo vivível, extraindo daí suas consequências morais. Assim, o espiritismo em meados do século XIX, era por assim dizer, moderno.

Postar um comentário

Comente. Debatemos sem disputar.

DESTAQUE DA SEMANA

A DOUTRINA DOS ESPÍRITOS NÃO É ASSUNTO QUE SE ESGOTA EM UMA PALESTRA

  EM SUAS VIAGENS KARDEC MINISTRAVA ENSINOS COMPLEMENTARES AOS QUE JÁ POSSUIAM CONHECIMENTO E ESTUDO PRÉVIO. Visitando a cidade Rochefort, n...