![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhfLmS-NLIxPfzRClJOjTum1sdK7Fdi-m08Qxk3oveNYpJBZgTyH-3Tt-1X9hXPtFKj9OK10UNVwkuAfTM0txWGlPf1OdWHjGJtI2DsbbG4jIex8JXQtWk8aVJVo2yxUTTqgcfICpjaejk/s320/AMOR+%25C3%2580+SABEDORIA.jpg)
Aristóteles falou, para Nicômaco, de uma ação voluntária e moral do indivíduo. Algo diferente da política.
Maquiavel observou com mais clareza a realidade e enxergou o essencial atrás de meras aparências, reconhecendo que a política é, antes de tudo, o exercício de escolha.
Weber, também, viu uma pseudo ética protestante se aliando ao "espírito" do capitalismo.
Mas, antes, Hobbes falou da matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil: seria o verdadeiro LEVIATÃ. Não obstante, acusar o ser humano de ser o "lobo" dele mesmo.
Platão sonhou com a República e Rousseau fundamentou esse contrato social.
Dividindo poderes, propondo estabelecer uma base harmônica do contrato na república, Montesquieu tratou de falar sobre o espírito das leis.
Nietzsche, observando tudo do alto daquilo que alguns entenderam como loucura, entreviu uma complexidade e, diferente de Aristóteles, buscou saber sobre a genealogia da moral: o que move o ser humano?
Kafka contou a história de um processo e Foucalt, diante de um julgamento histórico da civilização, cujo sistema é o de vigiar e punir os que teimam em mostrar que a igualdade plena se encontra nas diferenças, demonstrou a violência nas prisões.
Mas, contemporaneamente, é Bandeira de Melo que irá alertar: há um conteúdo jurídico no princípio da igualdade.
Se não há amor e respeito bastante para compreender o conteúdo divino da igualdade entre os direfentes, os filósofos precisam continuar espalhando seu amor à sabedoria, pois, ainda agora, a CRISE DA HUMANIDADE É MORAL.
Uberaba-MG, 23/11/2021.
Beto Ramos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente. Debatemos sem disputar.