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sexta-feira, 29 de maio de 2020

ESPIRITISMO E PUBLICIDADE: a influência sobre a ordem social


Existindo desde a antiguidade, o Espiritismo ressurgiu em plena luz e à vista de todos. Para alguns simples conjunto de fenômenos sem qualquer importância. Para outros um caso sério que merecia combate porque balançava as estruturas da fé cega. No começo viram no Espiritismo apenas fenômenos materiais que se dirigia aos olhos como espetáculos, divertimentos.


Os observadores conscienciosos encontraram no Espiritismo a chave para uma multidão de mistérios que até seu advento eram incompreendidos. Daí surge toda uma doutrina, toda uma filosofia, até que se eleva à categoria de ciência moral, que falava a um só tempo ao coração e à inteligência.


Em pouco tempo de existência o jornal recém-fundado por Allan Kardec contava com assinantes de Paris, Inglaterra, Escócia, Holanda, Bélgica, Prússia, São Petersburgo, Moscou, Nápoles, Florença, Milão, Gênova, Turim, Genebra, Madri e Shangai, China, Batávia, Caiena, México, Canadá, Estados Unidos e outros tantos. Allan Kardec trocou cartas com brasileiro também.


Mas, o Espiritismo caminhou por sua própria força, fornecendo uma verdade consoladora, criando a esperança da verdadeira satisfação, proporcionando convicções sérias e duradouras, onde qualquer pensamento contrário tornaria o crente infeliz.


Entregue as próprias forças, o Espiritismo deu grandes passos, o que proporcionou a Allan Kardec, Codificador do Espiritismo, vaticinar: “se, por si mesmo, já deu tão grandes passos, que será quando dispuser da poderosa alavanca da grande publicidade! Enquanto aguarda esse momento, vai plantando balizas por toda parte”.


Na propagação do Espiritismo Allan Kardec distinguiu quatro fases ou períodos distintos:

   1. O da curiosidade, no qual os Espíritos batedores desempenharam o papel principal chamando a atenção, preparando os caminhos;

   2. O da observação no qual o Codificador ingressou. Também chamado de período filosófico. É nesse período que o Espiritismo se aprofunda e se depura, tendendo à unidade de Doutrina e constituindo-se em Ciência;


Para o futuro, previu Kardec que viriam em seguida:

    3. O da admissão, no qual o Espiritismo deve ocupar uma posição entre as crenças oficialmente reconhecidas[1];

   4. O período da influência sobre a ordem social. Quando a Humanidade, sob a influência das ideias Espíritas, entrará em um novo caminho moral.


Observação: ao tempo de Kardec a influência moral do Espiritismo atingia apenas a esfera individual e, segundo suas previsões, mais tarde, agiriam sobre as massas, para a felicidade geral.


Na atualidade do século 21, quando elaboramos essas notas, percebemos que a previsão de Allan Kardec quanto às poderosas ferramentas de publicidade encontradas a macheias e à disposição dos Espíritas se cumpriu. Blogs, redes sociais (facebook, whatsapp, instagram e outras), sites, plataformas de vídeos, além do rádio e TV, são alavancas poderosas de publicidade para a Doutrina. Como você percebe aqui, fazemos parte efetiva desse contingente.


Em nossa opinião, o Espiritismo não atingiu o terceiro período (ou fase) previsto por Allan Kardec. Há uma massa considerável de adeptos e simpatizantes, o que não quer dizer que todos sejam Espíritas sinceros ou verdadeiros Espíritas. É possível constatar, sem dúvida, que há uma plêiade de Espíritos encarnados trabalhando para o sucesso das previsões de Allan Kardec, assim como, outros tantos desencarnados engajados na missão.


Cabe-nos fazer mais para a divulgação da Doutrina Espírita como codificada por Allan Kardec. Pelo poder das ferramentas que temos e que não estiveram à disposição do Codificador, precisamos atingir a totalidade do planeta.


Somente assim serão dados os primeiros passos da fase quatro prevista por Kardec: a influência do sentimento de amor, fraternidade, solidariedade e igualdade sobre toda a Humanidade a fim de que sua regeneração moral, como novo caminho, comece a ser trilhado coletivamente.

 

 * Texto adaptado da publicação de Allan Kardec na Revista Espírita de Setembro de 1858, (PDF), Ed. FEB, p. 363-371.

 

Beto Ramos

Uberaba – MG, 29 de maio de 2020


[1] Entre os anos de 2000 a 2010 o Brasil teve um crescimento de 65% no número de adeptos. Segundo a Revista SUPER Interessante o Brasil é a maior nação Espírita do mundo. https://super.abril.com.br/cultura/por-que-o-espiritismo-pegou-tanto-no-brasil/ acesso em 29/05/2020.

segunda-feira, 11 de maio de 2020

A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR O ESPIRITISMO COM KARDEC


Quando fala-se na importância de estudar o Espiritismo, certamente, algumas questões relacionadas a estudo precisam vir à mente daquele que pretende investigar esse ou aquele objeto. Trata-se, sem medo de errar, do método. Para defini-lo é preciso escolher o objeto de estudo.

Notadamente, o pesquisador (aquele que deseja aprender, compreender, investigar, pesquisar, conhecer, saber...), depois de escolher um objeto para o seu trabalho, precisa relacionar as hipóteses possíveis que já tratam do assunto e daquelas que podem surgir, enfrentando, inclusive, as dúvidas e refutações, além, é claro, das objeções.

a) Por que denominamos o Espiritismo como "codificação"? Essa expressão está correta?
b) Por que Allan Kardec é chamado de o "codificador do espiritismo"? Foi dessa maneira que ele se denominou?
c) O que pensava Allan Kardec a respeito de dogmas codificados? É próprio de uma filosofia ou das religiões?

Para os Espíritas (assim como para todos os que desejam conhecer a Doutrina Espírita) são necessárias algumas considerações e informações sobre o Espiritismo, uma vez que se trata de uma ciência filosófica, assim conceituada por Allan Kardec, também chamado de Codificador do Espiritismo.

Falamos muito em codificação, codificador, etc., mas, os "por quês" são nossos conhecidos? Sabemos, de fato, qual o sentido dessas palavras? Denominamos o Espiritismo como doutrina, mas, e daí? o que isso quer dizer? Significa algo? Faz sentido para aquele que se intitula espírita?

Você que está lendo com objetivo de aprender, assim como eu que escrevo, ficará com a responsabilidade de responder:

Nesse texto vou responder não responderemos a essas indagações por ora, uma vez que na Revista Espírita de 1868, de modo sutil, tratou do tema. Vamos, por outro lado, apresentar a definição de 03 (três) termos que permeiam a Doutrina Espírita, cujo conhecimento ajuda o estudante do espiritismo a afastar ideias preconcebidas, principalmente aquelas advindas do "senso comum". Vamos a elas:

Doutrina: é o conjunto de ideias fundamentais a serem transmitidas, ensinadas; uma doutrina contém ideias básicas que compõem um sistema filosófico, político, religioso, etc.

O Espiritismo, quando conhecido por meio dos ensinos de Allan Kardec e dos Espíritos Superiores, afasta as duas outras hipóteses, isto é, sistema político e religioso. Sim, o Espiritismo É UM SISTEMA FILOSÓFICO. Ora, devemos, pois, definir ao seu turno o termo seguinte. Mas, como saber isso? Estudando a obra O Que é o Espiritismo, em seu preâmbulo, bem como diversas outras obras e artigos da revista espírita.

Filosofia: é o amor pela sabedoria, experimentado apenas pelo ser humano; trata-se da investigação da dimensão essencial e ontológica do mundo real, ultrapassa a OPINIÃO IRREFLETIDA do SENSO COMUM (tudo que está preso à realidade aparente e sensível).

Mas, não sendo o espiritismo uma religião, como CONCLUI e ensina Kardec, é preciso ter em mente o significado dessa palavra, pois o que se convencionou denominar religião afasta a possibilidade de uso dessa expressão pelos espíritas.

Religião: sistema de doutrinas, crenças e práticas rituais próprias de um grupo social, estabelecido segundo uma determinada concepção de divindade e da sua relação com o homem; observância cuidadosa e contrita dos preceitos religiosos; prática, doutrina ou organização que se assemelha a uma religião; culto que se presta à divindade, consolidado nesse sistema.

Kardec ainda explicou da RE DEZ/1868 que o nome religião foi dado ao 'conjunto de princípios codificados e formulados em dogmas ou artigos de fé (aqui trata de uma fé cega).

De posse da significação das palavras usadas na introdução ao estudo da doutrina espírita por Allan Kardec vamos compreender de forma clara o que é o Espiritismo: uma ciência que estuda as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível, ao mesmo tempo que é filosofia, pois, estuda as consequências morais advindas dessas relações. Então, necessariamente, por último, é preciso significar a palavra ciência, do que não vamos fugir.

Ciência: é um corpo de conhecimentos sistematizados adquiridos via observação, identificação, pesquisa e explicação de determinadas categorias de fenômenos e fatos, e formulados metódica e racionalmente.

Para o nosso estudo da doutrina espírita é preciso estar acompanhado de Allan Kardec. Isso se faz buscando subsídios na sua obra, que não se resume a 05 (cinco) livros (são bem mais que uma vintena). A uma: porque Kardec é um nome adotado por um conhecido, famoso e renomado educador, professor, pedagogo, cientista, filosofo e escritor francês.

O seu vasto currículo e obra dão notícias de sua formação, do seu conhecimento, do seu caráter e das influências que recebeu antes de realizar sua missão junto ao Espiritismo e à humanidade e que estão presentes nos livros espíritas por meio dos quais organizou o espiritismo, locus em que se contém a Doutrina Espírita.

A duas: não sendo apenas 05 (cinco) obras é preciso saber que estas são o que vamos chamar de ponto de chegada e não pontos de partida como muitos pensam. As obras de Allan Kardec, no Espiritismo, eram produzidas após muito estudo, muitas investigações, muitas experimentações, muitas trocas de informações e, sobretudo, com o uso de todo o conhecimento adquirido até então em matéria de ciência e filosofia, principalmente o que já se havia produzido em matéria de espiritualismo racional.

Fico por aqui. Deixe sua opinião nos comentários, responda as indagações que fizemos e deixe, também, sua impressão sobre o texto.

Até breve!

Uberaba-MG, 11 de maio de 2020.
Beto Ramos.

segunda-feira, 2 de março de 2020

BRASILEIROS MOSTRAM SUA CARA


UMA COMÉDIA NADA DIVINA E SEM GRAÇA

No mundo dos aprendizes o que mais se encontram são adversários. A novela da vida real é um conto desta ou doutra vida? As cenas são dantescas. Mas, que importa? Nem se explicar que retratam o inferno de Dante o interlocutor terá qualquer noção do que se trata. Sentenciará: prendam esse tal Dante comunista e o enviem para Cuba.

A boa nova - e é preciso ter uma - é que a educação é um propósito constatável na própria obra da Criação. O problema é que resolveram questionar o Criador; que história é essa de repartir tudo com os seres humanos? É preciso deixar que o livre mercado regule essa relação. A coisa chega a ficar tão séria que a proposta é taxar a luz solar.

Cristianismo, comunismo, capitalismo, materialismo, espiritualismo... É tanto ismo que já pregam a desnecessidade de saber o que significa ou que filosofia representam... A coisa é "acertar" alguém com o termo, não importando em que ocasião ou qual o assunto dialogado. Ops! Diálogo é algo que se tornou ofensa grave; o negócio é gritar, ofender, xingar e partir para as vias de fato.

Nesse inferno tupiniquim de Dante Satanás foi confundido com qualquer deus da mitologia grega. No século XXI das sondas em Marte e em cometas, carros sem condutores, surge a ideia de alguém usando cavalo e espada. Típica figura templária sem cruzadas, cujo propósito é defender os templos carregados de ideias da idade média.

Precisaremos prestar atenção nas lições verdadeiras: o ceifeiro se põe a caminho. Duros trigos, resistentes à unha, se mostrarão totalmente diferentes dos "lolium temulentum". Se não entendeu, explico:

"É imperioso saibamos amar e educar os semelhantes com a força de nossas convicções e conhecimentos, a fim que o Reino de Deus se estenda no mundo".[1].

Mansos, pacíficos e misericordiosos herdarão a Terra.

[1] XAVIER, Francisco C. Contos desta e doutra vida. Ditado pelo espírito Irmão X. FEB: Brasília, 1964.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

QUEM SABE FAZ A HORA, NÃO ESPERA ACONTECER


"NÃO HÁ MESSIAS DE ARMA NA MÃO, JÁ ANUNCIAVA O CRUCIFICADO AO CANTAR O SALMO 22, O QUAL PREDIZIA O SOFRIMENTO QUE SOMOS CAPAZES DE IMPOR À VERDDE NO SEU ESPÍRITO MAIS PURO"


Eis-nos, novamente, diante de nossos velhos problemas de simpatia e desafeto, amor e ódio, fixados em ideias que não nos deixam entrever as luzes nesse grande túnel, envoltos nas paixões sombrias que nos levam, sem qualquer dúvida, para o abismo. Estamos diante da nossa queda bíblica individual. Sem aprender com os próprios erros cometemos os velhos crimes, sujamos as mãos com o sangue irmão e não aproveitamos os recursos oferecidos pelo tempo para a própria regeneração.

De fato, qual a missão da terra brasileira no mundo moderno?  Qual o sentido espiritual dessa missão? Qual será o seu grande momento no relógio que marca os dias da evolução da Humanidade? Quando o país começará a escrever a sua epopeia de realizações morais em favor do mundo? Quanto tempo no relógio da eternidade para que uma árvore transplantada floresça e frutifique em obras de amor para todas as criaturas? Nos discursos dos "novos religiosos" o Evangelho, ao contrário de ser um repositório de lições, não parece ser uma ficção de pensadores do Cristianismo?

Algo, talvez, de atual, podemos registrar nessas palavras: "Peçamos a Deus que inspire os homens públicos, atualmente no leme da Pátria do Cruzeiro, e que, nesta hora amarga em que se verifica a inversão de quase todos os valores morais, nos seios das oficinas humanas, saibam eles colocar muito alto a magnitude dos precípuos deveres"[1].

O sectarismo voluntarioso dos iluminados pela verdade desce ao sepulcro caiado da decadência, cuja degenerência não se mostra nos corpos nús que desfilam as verdades cristãs nas "sapucaís da eternidade", já de há muito conhecidas. Verdades não só escondidas como jamais praticadas pelo atual paganismo romano travestido de "moral da família".

Esse paganismo romano do século vinte e um, longe da moral evangélica, é a verdadeira imoralidade do bezerro de ouro, do machismo, da homofobia, do racismo, do feminicídio, da psicopatia que defende quaisquer crimes dos seus "mitos" para pedir a pena de morte para os que pretendam o direito de matar a fome recebendo do Estado a contrapartida constitucional de políticas públicas que tornam a todos minimamente iguais perante a Lei, uma vez que perante Deus são necessários os escândalos, mas, ai daqueles que os cometam.

Quem afirma a existência de um povo eleito mente descaradamente usando o artifício do engôdo. Incapazes de se tornar instrumento do esclarecimento caminham a passos largos para os desfiladeiros da destruição. Mas, aqueles, verdadeiros aprendizes do Evangelho, sinceros na crença e misericordiosos no agir, trabalham pelo nascimento da verdadeira cristianização da humanidade terrestre, onde, todas as filosofias e confissões religiosas abandonarão os símbolos de separação e de seita para o integral entendimento das recompensas da obra no bem.

Não há justiça nem caridade sem amor como fiel da balança.

Advertidos há algum tempo, até hoje as armas homicidas não foram ensarrilhadas. Travestidos de Pedros irresponsáveis não seguem o exemplo do Apóstolo guardando o florete e afastam a fé e a esperança dos que estão parados no caminho. Devotos da pirataria de todos os séculos, nações ambiciosas cuidam de matar as esperanças, invalidando possibilidades e destruindo tesouros. Confiamos que as potências imperialistas da Terra esbarrem nas mãos prestiosas e potentíssimas de Deus.

De fato, estamos diante da hora em que se ajustam os relógios do tempo, perante os quais toda injunção política humana, principalmente, a brasileira, tem atividade secundária, porque acima de tudo o universo prova, todos os dias, que a Lei vigente é a da interdependência, sinal da fraternidade universal.

Se para o Brasil foi transferida a árvore do Evangelho, que significa misericórdia, não somos senão os degredados matriculados na sua escola, aprendizes com o propósito de revivescer o Cristianismo. Três raças tristes: os simples de coração, os sedentos de justiça divina e os humildes e aflitos. Todos, entretanto, com sua responsabilidade pessoal nos feitos realizados durante as várias existências isoladas e coletivas. Vige a Justiça Divina onde cada qual receberá conforme os seus próprios atos.

O lívre-arbítrio não é cerceado, sem dúvidas podemos escolher fazer, não fazer, omitir, mas, o curso dos acontecimentos não são controlados por mãos humanas. Temos apenas o botão de partida, o funcionamento da máquina respeita um manual do qual não possuímos o mínimo conhecimento. O que não é apreendido pelas lições do amor, certamente o será pela dor e pela miséria.

É hora de resgatarmos a história brasileira com suas lições comovedoras dos ombros flagelados, fruto dos excessos do imperalismo e do orgulho injustificáveis de outras nações do planeta, cuja resposta foram por meio do sentimento de fraternidade, ternura e perdão.

Para os que leram até aqui, independente do sentimento que nutrem nesta hora grave da história brasileira, não há um pedido para baixar as cabeças de modo subserviente, mas, que se for necessário, pelo bem e pela ordem, caminhemos altivos pelos circos romanos que vierem a ser inaugurados.

A hora é agora, a confusão invade e ameça os céus da nossa pátria, é necessário compreender a imperiosa necessidade de união, a fim de que as energias étnicas modelem o Estado nacional afastando a vaidade dos homens públicos em suas trícas políticas, o que conduz à luta tenebrosa entre irmãos.

A VERDADE É QUE JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.

Você respeita o meu amém, eu respeito o seu axé. Minha cultura e tradição não serve ao sectarismo, mas, à educação e o conhecimento que aproxima a diversidade. O Brasil não está acima de todos; O Brasil é para TODOS na acepção etmológica da palavra TODOS. O Deus acima de TUDO não é o da mitologia grega vencida por Abrahão, é o Deus único, que ama sem nada exigir de todos os viventes na Terra.

Uberaba - MG, 26 de Fevereiro de 2020
Beto Ramos

[1] (Ano 1938 - Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, prefácio de Emmanuel).

domingo, 23 de fevereiro de 2020

CRISTÃOS SEM CRISTO E SEM EVANGELHO

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Um dos graves problemas da atualidade é nos depararmos com aqueles que querem "colaborar com o Cristianismo". Ao contrário de ajuntar separam. Em Lucas, capítulo 11, versículo 23, disse Jesus: "quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha".

Fico me perguntando qual a dificuldade da maioria dos que se dizem cristãos em entender algo tão grave, ao mesmo tempo de fácil compreensão, pois, aqui merece uma literalidade. Começamos pelo básico:

a) quem não faz o que eu faço está contra mim;
Jesus trouxe um Evangelho que deve ser vivido por cada um de seus seguidores.

b) quem não agrega, espalha;
Jesus convidou a todos, mas, nem todos ouviram e Ele não determinou a nenhum de seus seguidores que OBRIGASSEM qualquer consciência acerca da Boa Nova.

c) quem não ajunta espalha;
Jesus convida os pecadores para seu entorno, acolhendo, esclarecendo, sem recusar qualquer oportunidade de serviço no bem.

Quem age de modo diferente destas disposições simplesmente NÃO DÃO OUVIDOS A NENHUM DOS ENSINAMENTOS DE JESUS.

Ora, ao mesmo tempo em que dizem querer a fraternidade pura, esquecem que a solidariedade legítima é aquela que se apresenta nos ambientes em que há necessidade do espírito de serviço.

No entanto, a preocupação dos "atuais seguidores do Cristo" é somente  CRITICAR os seus irmãos (os quais nem são reconhecidos como tal).

Somente a obra generosa no campo do bem repercutirá nos altos cimos dos céus a fim de conquistar graça aos olhos do Pai. Não há, sem dúvida alguma, qualquer outra fórmula para a regeneração da humanidade que não aquela fornecida pelo Cristo há mais de 2000 anos: "amai-vos uns aos outros".

Uberaba - MG, 23 de fevereiro de 2020.
Beto Ramos
Instituto Revelare

DESTAQUE DA SEMANA

A DOUTRINA DOS ESPÍRITOS NÃO É ASSUNTO QUE SE ESGOTA EM UMA PALESTRA

  EM SUAS VIAGENS KARDEC MINISTRAVA ENSINOS COMPLEMENTARES AOS QUE JÁ POSSUIAM CONHECIMENTO E ESTUDO PRÉVIO. Visitando a cidade Rochefort, n...