Allan Kardec, pseudônimo do educador e filósofo Rivail, apresentou na obra O QUE É O ESPIRITISMO um quadro restrito de algumas das perguntas fundamentais sobre o Espiritismo e declarou: "é a primeira iniciação para aquele que deseja saber se vale a pena estudar o Espiritismo".
No preâmbulo dessa obra, de partida, esse fantástico pedagogo afirmou que o Espiritismo é uma ciência da observação e uma doutrina filosófica. E esclareceu que, enquanto ciência da observação, o Espiritismo se ocupa das relações que podem ser mantidas com os Espíritos; como filosofia, estuda as consequências morais que decorrem destas relações.
Ainda que não exista qualquer dúvida quanto aos esclarecimentos, bem como o locus epistemológico do Espiritismo na TEORIA DO CONHECIMENTO, é comum encontrar indivíduos que se declaram 'espíritas', mas incluem o Espiritismo no campo da religião, caracterizando-o como uma seita a mais.
Esse erro induz o leigo a crer que o Espiritismo seria apenas mais uma revelação de natureza religiosa, cuja origem é divina e exige crença cega, sem hipótese de questionamentos. Sobre esse equívoco o próprio Allan Kardec tratou com clareza na obra A Gênese, capítulo 1, A Natureza da Revelação Espírita.
Por outro lado, informações inadequadas e estudos incompletos, bem como interpretações equivocadas, sem lastro que as fundamentem, leva o indivíduo a julgar que, no trabalho realizado por Allan Kardec, não houve a coerência da investigação que tem o rigor da ciência. Mas, ao contrário disto, o trabalho que culminou nas obras espíritas demonstram uma fina arte de raciocinar, onde Kardec buscou distinguir raciocínios válidos de outros não válidos, indagou, investigou, pesquisou, ligando ideias coerentes segundo as leis do raciocínio.
Kant, em 1786, declarou: "afirmo que sempre que se tenha prolongado uma disputa, especialmente no campo filosófico, havia, em suas raízes, não um simples problema de palavras, mas um problema genuíno acerca das coisas". Mais tarde, os Espíritos vão dizer a Kardec: entendei-vos quanto as palavras.
Karl Popper (2008, 16ª edição, tradução em língua portuguesa), afirma que um cientista, seja teórico ou experimental, formula enunciados ou sistemas de enunciados e verifica-os um a um. No campo das ciências empíricas, para particularizar, ele formula hipóteses ou sistemas de teorias, e submete-os a teste, confrontando-os com a experiência, através de recursos de observação e experimentação.
Percebemos que estudar, pesquisar, produzir ciência não é uma tarefa fácil e simples. Se um estudo conduzisse a uma única resposta científica, isto é, válida, para cada problema apresentado, a tarefa de separar a opinião vulgar da científica seria menos inglória. No entanto, o pesquisador encontra uma variedade de respostas válidas, o que lhe coloca numa posição difícil de julgar o que é científico e o que é vulgar.
Porém, sabemos que, se todas as respostas forem válidas, não haverá como distinguir o científico e o vulgar. Entre outas coisas, é possível presumir que esse dilema advém da polissemia de expressões, consequências de usos ideológicos opostos e múltiplos. O papel do pesquisador será os identificar. Um dos muitos trabalhos de Kardec foi esse.
Segundo informa FIGUEIREDO (Revolução Espírita, Maat, 2016) o professor Rivail ficou diante de um fenômeno original, que merecia ser investigado. Entre outras obras desse cientista, pedagogo e filósofo, vamos encontrar O Livro dos Espíritos, contendo vários temas com uma coordenação precisa de hipóteses, cujo conteúdo forma uma teoria metafísica sólida, coerente e com encadeamento lógico exato, abrangendo todas as principais questões da ciência, da moral e da psicologia.
Qual era o fenômeno original que se apresentava diante de Rivail? Inúmeras manifestações ocorriam em todo o planeta, ao mesmo tempo, e diversos estudiosos tentavam explicá-las, como informa FIGUEIREDO na obra citada. Qual a diferença desse movimento para aqueles fenômenos que ocorriam desde a antiguidade? Tratava-se de uma diversidade de comunicações simultâneas com um padrão inteligente. Não era nenhum fato esparso ou aleatório. O que ficou evidente para aquele pesquisador é que, por trás das manifestações, havia um plano amplo e complexo. Rivail tratou de os reunir num todo coerente.
Além do mais foi possível constatar que, no mesmo período em que ocorria uma revolução científica e moral na Terra, era oferecido pela iniciativa dos Espíritos, em todo o planeta, um conhecimento que a humanidade não seria capaz de descobrir sozinha. Tratava-se do ensino dos Espíritos.
Na obra Viagem Espírita de 1862, Allan Kardec vai responder uma importante questão: "Qual foi o meu papel? Nem o de inventor, nem o de criador. Vi, observei, estudei os fatos com cuidado e perseverança; coordenei-os e lhes deduzi as consequências; eis toda a parte que me cabe; aquilo que fiz outro poderia ter feito em meu lugar; [...] será a obra da minha vida até meu último dia, porque na presença de um objetivo tão importante, todos os interesses materiais e pessoais se apagam como pontos diante do infinito".
Não podemos amesquinhar o Espiritismo com a ideia menor de que não se trata de uma ciência-filosófica como propôs Kardec no campo da Teoria do Conhecimento. Por suas obras podemos indagar sobre a magnitude do seu trabalho, bem como da posição que o Espírito que animou sua personalidade ocupa na hierarquia/escala evolutiva dos Espíritos.
Observamos na sua pesquisa que ele delimitou claramente o tema, especificou o problema de modo a saber o que pesquisar, não foi um generalista, apresentou como hipóteses soluções provisórias para os problemas, justificou o porquê de fazer a sua pesquisa, deixou claro o seu objetivo demonstrando o que queria com a mesma.
Ao que parece, Kardec usou entre os seus procedimentos e técnicas de pesquisa, a metodologia empírico-analítica. E, o que é extraordinário, não deixou de apresentar seu referencial teórico. Como exemplo deste citamos, em o Evangelho Segundo o Espiritismo, a dissertação sobre o DEVER, cuja fonte é: LÁZARO, PARIS, 1863.
Além do mais, é possível distinguir no trabalho de Kardec a presença de um conjunto de verbos que regeram e estiveram presentes durante todo o seu trabalho. Veja-se o quadro:
Conhecimento
|
Compreensão
|
Aplicação
|
Análise
|
Síntese
|
Avaliação
|
Apontar
|
Descrever
|
Aplicar
|
Analisar
|
Coordenar
|
Apreciar
|
Assinalar
|
Discutir
|
Demonstrar
|
Calcular
|
Conjugar
|
Aquilatar
|
Citar
|
Explicar
|
Empregar
|
Comparar
|
Construir
|
Avaliar
|
Definir
|
Expressar
|
Esboçar
|
Contrastar
|
Criar
|
Calcular
|
Escrever
|
Identificar
|
Ilustrar
|
Criticar
|
Enumerar
|
Escolher
|
Inscrever
|
Localizar
|
Interpretar
|
Debater
|
Esquematizar
|
Estimar
|
Marcar
|
Narrar
|
Inventariar
|
Diferenciar
|
Formular
|
Julgar
|
Relacionar
|
Reafirmar
|
Operar
|
Distinguir
|
Listar
|
Medir
|
Registrar
|
Revisar
|
Praticar
|
Examinar
|
Organizar
|
Selecionar
|
Relatar
|
Traduzir
|
Traçar
|
Experimentar
|
Planejar
|
Validar
|
Sublinhar
|
Transcrever
|
Usar
|
Investigar
|
Reunir
|
Valorar
|
Poderíamos indagar se, na organização da Doutrina dos Espíritos, Kardec deixou de lançar mão das ações representadas por cada conjunto de verbos que compõem a estrutura da sua pesquisa, uma vez que, conforme asseverou na obra Viagem Espírita, seu trabalho foi de conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação.
E você, qual sua opinião sobre a pesquisa científica realizada por Allan Kardec?
Uberaba-MG, 08/07/2022
Beto Ramos