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terça-feira, 4 de maio de 2021

O ESPIRITISMO É DEÍSTA?


Há uma disseminação muito grande entre o denominado movimento espírita de que Espíritismo é religião. No entanto, parece haver total desconhecimento da Doutrina Espírita. De partida deixamos claro, ao nosso sentir, que o que caracteriza uma religião é ser ela teísta. O Espíritismo, por sua vez, é deísta. Vamos tentar mostrar isso nas obras fundamentais do Espiritismo.

Antes, porém, vamos nos entender quanto às palavras: DEÍSMO é uma posição filosófica que acredita na criação do universo por uma inteligência superior (que pode ser Deus, ou não). A crença nesta inteligência ocorre por meio da razão, do livre pensamento e da experiência pessoal.

Começaremos, então, pela primeira pergunta feita por Kardec aos Espíritos Superiores: "Que é Deus?". A resposta é muito conhecida: "Deus é a inteligência suprema, CAUSA PRIMÁRIA de todas as coisas".

O Espiritismo difere, portanto, dos elementos comuns das religiões TEÍSTAS, uma vez que o seu ponto de partida não é uma revelação direta, ou tradição. A primeira revelação (Moisés) é baseada em profecias e tradição; A segunda centraliza-se na pessoa de Jesus e é narrada pelos Evangelistas.

Importante salientar que em prolegômenos (O Livro dos Espíritos) Kardec esclarece: "Este livro é o compêndio dos seus ensinamentos. Foi escrito por ordem e sob ditado dos Espíritos superiores para estabelecer os fundamentos de uma filosofia racional, livre dos prejuízos do espírito de sistema". Assim, não há nenhuma possibilidade de que o seu conteúdo seja comparado à profecias ou meras narrativas.

O Espiritismo sofre importante influência filosófica.  Vejamos a primeira questão posta por Allan Kardec, como acima demonstrado. A influência, portanto, se constata, quando comparamos essas questões com o "Demiurgo" (artesão divino ou princípio criador do universo) do filósofo grego Platão.  Não é curioso que a existência de um Criador ou Organizador do Universo É A PRIMEIRA CAUSA DA FILOSOFIA DEÍSTA?

Na filosofia deísta é possível verificar que seu adepto está inclinado a afirmar a existência de um princípio criador e que não nega a realidade de um mundo completamente regido pelas leis naturais e físicas. Estudando as obras espíritas fundamentais constataremos exatamente isso. Além do mais, o deísta não pratica nenhuma religião.

É possível perguntar: o que é uma filosofia racional livre dos prejuízos do espírito de sistema? Trata-se, pois, de uma filosofia deísta.

Na introdução de O Evangelho Segundo o Espiritismo pode ser constatado como o Espiritismo trata as revelações, os escritos sagrados e as escrituras bíblicas. Kardec é muito sóbrio quando declara que estas devem ser estudadas.

Naquela obra, inclusive, vamos encontrar o curioso título de item: ALIANÇA DA CIÊNCIA COM A RELIGIÃO. Logo, temos a informação que o Espiritismo veio para ser o traço de ligação entre uma e outra. Além do mais, na questão 627 de O Livro dos Espíritos, esses demonstram que seu objetivo é trazer informações racionais, sem alegorias.

Os deístas acreditam que as ideologias religiosas devem reconciliar e não contradizer as evidências científicas em detrimento dos ensinos bíblicos. É o que depreendemos no Espiritismo quando percebemos que religião e ciência são duas alavancas do progresso, uma vez que sua fonte é a mesma: Deus.

Um princípio fundamental do DEÍSMO é que Deus criou tudo: o visível e o invisível; o mundo físico e o espiritual. Temos no Espiritismo, principalmente em O Livro dos Espíritos, a confirmação dessas verdades, trazidas em bases racionais.

O deísmo não acredita na existência de um Deus providencialista, portanto, Ele não interfere no mundo de maneira evidente como sugerem as religiões teístas. Essa confirmação está contida na obra A Gênese, onde teremos capítulos especiais tratando de Deus, da providência e da natureza das revelações.

O DEÍSMO não toma posição sobre o que é o criador, nem tem como princípio encontrá-lo. O deísmo não prega a necessidade de revelações divinas como o fazem as religiões. O Espiritismo, ao seu turno explica racionalmente o que é e para que servem essas revelações.

Para o deísta, não há nenhuma dependência da existência ou não de revelação das escrituras ou do testemunho de outras pessoas para crer. É o mesmo que se dá com o Espiritismo. Não se viola consciência. O Espiritismo se funda na autonomia do Espírito, no seu livre-arbítrio e na sua evolução conforme a Lei do Progresso. Essa evolução ocorre a partir da aquisição de conhecimentos. A cada um segundo suas obras mesmo.

A filosofia deísta tem posição contraria ao fideísmo encontrado em muitos ensinamentos, tais como o Cristianismo, Islamismo e Judaísmo, onde parte-se do princípio que a crença deve ser cega. O Espiritismo ensina uma crença baseada na razão, lógica e bom-senso. Ao contrário de dogmas incontestáveis, tudo deve ser aceito como resultado de processos intelectivos de cada indivíduo, sendo, cada um, livre para crer ou não.

Os deístas tipicamente também rejeitam certos eventos religiosos, tais como cultos, profecias, etc., uma vez que não atendem ao critério da racionalidade, base principiológica do DEÍSMO. 

Quando estudamos a obra O QUE É O ESPIRITISMO, uma das primeiras lições de Kardec é que todas as religiões podem se encontrar em torno deste, devendo afastar exatamente cultos, entre outras práticas que só interessam aos partidários desta ou daquela religião.

A maioria dos deístas que analisam as religiões organizadas em torno das revelações divinas e livros sagrados as interpretam como produto da mente humana, não como fontes de autoridade. Todavia, podem ser aceitas como inspiração moral e ética.

Veja que na introdução de O Evangelho Segundo o Espiritismo Kardec trata o Evangelho de Jesus dividindo-o em 05 (cinco) partes, sendo que uma delas é exatamente esta: um código moral incontestável.

Os deístas dizem que o maior presente do universo para a humanidade não é a religião, mas "a capacidade de raciocinar". Seria outro o pensamento espírita? Parece que o conteúdo doutrinário espírita não deixa dúvidas quanto a esse presente legado pela causa primária de todas as coisas para toda a humanidade.

Uberaba-MG, 04 de Maio de 2021.
Beto Ramos.

segunda-feira, 26 de abril de 2021

O QUE É PRECISO SABER ANTES DE LER MENSAGENS E OBRAS MEDIÚNICAS?


Talvez você esteja estranhando o título deste artigo. Não há nada de anormal, caso o (a) leitor (a) sinta-se surpreendido (a). Esse assunto parece um verdadeiro tabú entre os adeptos do Espiritismo. A Doutrina Espírita, na sua integralidade e, digamos, pureza (um termo que não deve ser lido com viés de fundamentalista), é pouco ou nada conhecida entre a grande massa daqueles que aderiram ao denominado movimento espírita. Antes de dar sequência ao tema central, apresentaremos o que significam algumas expressões usadas nesse texto.

Entendemos que Espiritismo é a palavra usada por Allan Kardec para identificar a ciência filosófica dos Espíritos. A Doutrina Espírita é o conteúdo dessa ciência filosófica transmitido a Allan Kardec por meio do ensino dos Espíritos. Espírita é o indivíduo que conhece e pratica o Espiritismo tal qual ensinado pelos Espíritos e codificado por Allan Kardec. Movimento Espírita é o conjunto de indivíduos que simpatizam-se pelo Espiritismo, ainda que não tenham conhecimento da Doutrina Espírita ou pratiquem o Espiritismo como estilo de vida, em face do conteúdo filosófico contido na sua Doutrina.

Nenhuma das explicações acima buscam fazer do (a) leitor (a) um (a) seguidor (a) das significações, mas, serve para dar sentido ao que será exposto como tema central. Dessa forma será possível compreender a formulação do pensamento, do raciocínio, em última instância, do processo intelectivo que o autor empresta aos saberes esposados, proporcionando uma dialética saudável. Estamos procurando nos entender quanto as palavras.

De plano, responderemos à indagação que esconde atrás de si uma crítica desconstrutiva e que não parte de Espírita nenhum, mas, dos simpatizantes que não pretendem SER Espíritas. O que há contra as mensagens e obras mediúnicas? Respondemos objetivamente: NADA. Somos, inclusive favoráveis que existam. Abstraindo daquelas mensagens e obras que são frutos de fraude, é preciso recordar que a Doutrina Espírita não é uma concepção puramente humana. Foram os Espíritos que a revelaram. Contudo, quem é contrário ao controle universal do ensino dos Espíritos tem a pretensão de possuir sozinho a verdade absoluta.

Sem nenhum controle seria necessário crer sob palavra, isto é, que o conteúdo teria origem séria e que haveria ABSOLUTA sinceridade de sua parte, negando que o ser humano pode enganar a si mesmo e aos outros. Nem todo equívoco ou engano é fruto do DESEJO de enganar. Os erros e a falibilidade é inerente aos seres imperfeitos no processo evolutivo, sejam encarnados ou não.

Recordando o conteúdo apresentado por Allan Kardec em O Evangelho Segundo o Espiritismo no item II da Introdução, verificamos que ele apresenta a autoridade da doutrina espírita e o controle universal do ensino dos Espíritos, em que discorre sobre a variedade de comunicações dos Espíritos por toda parte, todos os povos, entre todas as ceitas e todos os partidos. Vale dizer que o Espiritismo não possui qualquer privilégio na recepção de mensagens do mundo espiritual.

O codificador reporta à necessidade de submissão, SEM EXCESSÃO, de tudo que venha dos Espíritos, ao controle da razão. Ou seja, mesmo que exista uma variedade de fontes, qualquer teoria em contradição com o bom-senso e com uma lógica rigorosa, confrontando com os dados positivos que possuímos sobre qualquer tema, por mais respeitával que seja o nome que assine a comunicação, DEVE SER REJEITADA.

Observe que Kardec é objetivo quanto ao bom senso. É que todos possuem senso, pois, cada ser encarnado é dotado de sentidos humanos. O bom-senso decorre do processo intelectivo racional, cujo fio condutor é o conhecimento adquirido por meio de DADOS POSITIVOS.

Não é por que alguém aceita ou deixa de aceitar a teoria que faz dela algo racional. Sabemos que, em muitos casos, o conhecimento é incompleto, insuficiente para emissão de uma opinião, caso em que é necessário abster-se de opinar. Aqui não se trata de qualquer interdição ao debate, apenas recordar que esse é travado por aqueles que possuem o conhecimento do tema proposto, a fim de que todos os participantes estejam cientes do assunto e conteúdo daquilo que é o objeto de estudo. 

Exemplificando: os médicos falam da ciência médica e os advogados falam da ciência jurídica; ambos podem tratar do assunto referente à ciência do outro, mas, é necessário CONHECIMENTO PRÉVIO, sem o qual não poderão se entender. Por isso que, em Espiritismo, o essencial de uma mensagem é verificar sua origem, sua fonte. É ela produto da concordância de revelações feitas ESPONTANEAMENTE, por meio de um GRANDE NÚMERO DE MÉDIUNS, estranhos uns aos outros, em diversos lugares?

Allan Kardec afirmou que tudo que se refira a PRINCÍPIOS ESPÍRITAS é ensinado ESPONTANEAMENTE, ao mesmo tempo, em diferentes lugares, de maneira idêntica (senão pela forma, ao menos quanto ao fundo). Para bem compreender essa questão, remetemos o (a) interessado (a) para a obra acima mencionada, onde pode-se fazer um estudo aprofundado e sério acerca do assunto. Vamos à conclusão.

O que é preciso saber antes de ler mensagens e obras mediúnicas? Essa pergunta nos leva às questões atinentes à razão, lógica e bom-senso acima mencionadas e que devem ser meditadas na fonte indicada (E.S.E., Allan Kardec). Mas, diante do legado de Allan Kardec, o que devemos conhecer primeiramente, com profundidade, de modo grave, sério? Trata-se da ESCALA ESPÍRITA. É nela que encontraremos as informações sobre cada classe de Espíritos e cada ordem a que pertencem.

O tipo de linguagem que usam, quais os seus objetivos, como são ou não são influenciados pela matéria, sua falibilidade e infalibilidade, o que podem ensinar ou não, qual a responsabilidade de cada um com referência ao conteúdo da mensagem, se respondem a tudo ou não, enfim, todos os elementos que possibilitam ao Espírita verificar e até testificar o conteúdo da mensagem ou da obra mediúnica.

O Espírita, diante da mensagem ou da obra mediúnica, avaliando-a por meio dos elementos citados, será respeitoso, apresentará críticas, afastará a credulidade cega e terá uma ideia mais próxima da realidade do mundo espiritual, uma vez que, somente os Espíritos Puros podem dar a exata ideia de como é, verdadeiramente, essa realidade.

Os Espíritos Puros até se comunicam, todavia, muito raramente. Portanto, tudo o que podemos saber sobre o mundo moral é uma ideia mais próxima da sua realidade, desde que se possa aferir a superioridade ou inferioridade do Espírito comunicante, o que ocorre quando o Espírita possui profundo conhecimento das minúcias contidas na Escala Espírita apresentada por Allan Kardec em O Livro dos Espíritos. É que, somente os Espíritos Puros possuem superioridade intelectual e moral absoluta em relação aos Espíritos das outras ordens e não sofrem NENHUMA influência da matéria, pois, não precisam reencarnar e passar por provas e expiações.

O fato de não estarem sujeitos às necessidades e problemas da vida material proporciona que compreendam a realidade do mundo espiritual, enquanto que os demais podem ser mais ou menos obscurecidos em razão da influência que sofrem da matéria (em maior ou menor grau). Eis o que, a nosso ver, é preciso saber antes de ler mensagens e obras mediúnicas, caso o desejo do interessado seja se instruir quanto à realidade do mundo espiritual.

Uberaba-MG, 26 de abril de 2021.
Beto Ramos.

domingo, 25 de abril de 2021

QUEM SÃO OS INIMIGOS DO ESPIRITISMO?

 

Abordar o tema inimigos do espiritismo para estudiosos desta ciência filosófica não causa espanto algum. Não se pode dizer o mesmo daqueles que, além de não estudar com profundidade o espiritismo, desconsiderando o seu caráter científilo-filosófico, vêem e propagam o espiritismo por um prisma descartado por Kardec, que afirmou: o espiritismo não é religião.

Aquele que busca compreender as bases e princípios sob os quais repousam solidamente o edifício espírita, certamente deve começar pela obra O Que É O Espiritismo de autoria de Allan Kardec. Nela o codificador exporá claramente o que se compreende por inimigo/adversário do espiritismo. Há farto material sobre esse tema presente nas Revistas Espíritas.

No primeiro capítulo da obra O Que É O Espiritismo veremos o autor afirmar: "A maior parte dos que seriamente têm estudado a questão, mudou de ideia, e mais de um adversário se tem tornado adepto do Espiritismo, quando reconhece que o seu objetivo é muito diverso daquele que supunha.

Em outro diálogo, na mesma obra, o autor também vai declarar: "O Espiritismo era apenas uma simples doutrina filosófica; foi a igreja quem lhe deu maiores proporções, apresentando-o como inimigo formidável; foi ela, enfim, quem o proclamou nova religião. FOI ERRADO, mas, a paixão não raciocina melhor".

A respeito daquilo que "certas pessoas" consideram sobre as ideias espíritas, Kardec vai dizer: "Não é portanto, estranháveis que os inimigos do Espiritismo procurem agarrar-se a todos os pretextos [e] empregam-no logo, conquanto não resista ao mais ligeiro exame.

Referindo-se à interdição do Espiritismo, ainda na obra citada, Kardec é questionado sobre o tema e apresenta resposta objetiva: "Solicito-vos uma última resposta: O Espiritismo tem poderosos inimigos; não poderiam eles interditar-lhe a prática e as sociedades e, por esse meio, impedir-lhe a propagação? Seria um modo de perder a partida um pouco mais cedo, porque a violência é o argumento daqueles que não têm boa razões".

Quando falamos sobre esse tema, apresentamos as ideias e nos referimos às pessoas e grupos que se insurgiram, se insurgem e, certamente, ainda vão se insurgir contra o espiritismo, temos em mente um questionamento do próprio codificador ocorrido em 12 de Junho de 1856, quando, pela mediunidade da senhoria C, questiona ao Espírito da Verdade, verbis:

"Quais são as causas que me poderiam fazer fracassar? Seria a insuficiência das minhas aptidões? Não, mas a missão dos reformadores é cheia de escolhos e perigos; a tua é rude; previno-te, porque é ao mundo inteiro que se trata de agitar e de transformar. Não creias que te seja suficiente publicar um livro, dois livros, dez livros, e ficares tranquilamente em tua casa; não! é preciso de mostrares no conflito; contra ti se açularão terríveis ódios, implacáveis inimigos tramarão a tua perda; [...] as tuas melhores instruções serão impugnadas e desnaturadas; [...] Para tais missões não basta a inteligência. É preciso antes de tudo, para agradar a Deus, humildade, modéstia, desinteresse, porque abatem os orgulhosos e presunçosos. Para lutar contra os homens, é necessário coragem, perseverança e firmeza inquebrantáveis; [...]".

Alguns críticos tanto em seio espírita quanto fora, defendendo os seus "flancos" aduzem que o espiritismo não possui inimigos; outros por se filiarem às mais estranhas correntes de sistemas criados contemporâneos a Kardec e após, não se dignam ao mínimo exame das razões sob as quais assentam nossas advertência e denúncias para atacar com veemência esse escriba. No entanto, o que nos move é a razão, a lógica e o bom-senso.

Não é possível aceitar o que está fora do espiritismo, uma vez que, se coube ao codificador, por meio do seu trabalho TRANSFORMAR O MUNDO INTEIRO e, certo de que o mundo inteiro não está transformado, alguns autores não possuem a menor autoridade para desvirtuar a doutrina espírita.

Outros, ainda mais perigosos postulam uma pseudo-superação de Kardec e, consequentemente do espiritismo, e se arvoram a ser eles os que merecem ser seguidos em suas teorias não testificadas, cuja incoerência é flagrante, tanto do ponto de vista lógico e filosófico quanto do científico, vez que embasados em critérios puramente religiosos. Como visto, não é esse o caráter do espiritismo como codificado por Allan Kardec e ensinado pelos Espíritos Superiores.

Portanto, doendo em quem quer que seja, vamos continuar denunciando a presença dessas doutrinas, verdadeiros cavalos de tróia, no meio espírita, bem como quem quer que seja o seu adepto, uma vez que o compromisso de todo espírita deve ser com aquele Espírito que advertiu Kardec e reportou aos seus inimigos e, consequentemente, inimigos do espiritismo: A Verdade.

Uberaba - MG, 25 de abril de 2021.

Beto Ramos

domingo, 18 de abril de 2021

NOÇÕES ELEMENTARES DE ESPIRITISMO


São muitas as publicações trazendo "noções de espiritismo". No entanto, parece que há uma variedade de informações que não são condizentes com Espiritismo e, menos ainda, com a Doutrina Espírita. Se você se espantou quando usamos duas expressões proporcionando sentidos diferentes, o objetivo é exatamente esse. Talvez o erro mais primário é considerar essas expressões como sinônimos, quando, definitivamente, não são.

O Espiritismo é uma ciência-filosófica. Isto em razão do fato que, ao mesmo tempo em que é uma ciência da observação, também é uma doutrina filosófica. "Como ciência prática, consiste nas relações que se podem estabelcer com os Espíritos; como filosofia, compreende todas as consequência morais que decorrem dessas relações" (O que é o Espiritismo - Allan Kardec). 

Foi Allan Kardec quem melhor definiu o Espiritismo: "é uma ciência que trata da natureza, da origem e do destino dos Espíritos e de suas relações com o mundo corporal."

A Doutrina dos Espíritos é o conteúdo dessa ciência-filosófica, devidamente organizada e distribuída nas obras denominadas, no conjunto, de Codificação Espírita. O Espiritismo é a ciência-filosófica emanada de fonte espiritual. Isto é, trata-se da Ciência dos Espíritos. Enquanto que, ao seu turno, a Doutrina Espírita é o conteúdo transmitido pelos Espíritos, ou, ainda, podemos afirmar, o ensino dos Espíritos.

O Espiritismo é, ainda, filosofia, em razão de que o seu conteúdo, devidamente desenvolvido, explicado e esclarecido pelos Espíritos, possui como fonte a Filosofia Espiritualista Racional. São suas fontes remotas a própria filosofia desenvolvida ao longo dos séculos, principalmente aquela surgida por volta de 600 (seiscentos) anos antes da era Cristã (ou a.C.).

Com base nisto podemos afirmar que o testemunho de fenômeno espírita não torna aquele que não crê um convicto, pois, muitos possuem indagações advindas de ideias preconceituosas ou de objeções que são impossíveis de responder imediata e completamente em razão da ausência de um conhecimento, seja pelo incrédulo ou pelo objetor,  mais aprofundado dessa ciência-filosófica.

O conhecimento do Espiritismo é possível a partir da observação das causas e condições em que os fenômenos ocorrem, mas é preciso muito estudo para não tomar a causa pelo efeito. É ingenuidade pretender controlar os fenômenos espíritas, uma vez que não se pode fazer com  ele as mesmas experiências que se faz com a química ou a física.

É o observador quem deve colocar-se nas condições necessárias para observar os fenômenos espíritas que não ocorrem de conformidade com a vontade desse mesmo observador. Por exemplo, quem parte do pressuposto que não existem Espíritos, nunca estará na condição de compreender que existem os efeitos, isto é, os fenômenos que ocorrem em razão da inteligência que está por trás dos mesmos (os Espíritos) - a causa dos fenômenos espirituais.

Observando os vários "tratados" sobre Espiritismo, existem os que entenderam mal ou praticaram mal o Espiritismo. Existem tratados absurdos e cheios de erros. É que, no desejo incontrolável de publicar uma obra a respeito desse ou daquele tema, os "escritores" não observam corretamente os fenômenos e não percebem que as aparências não podem tomar por base o juízo do investigador. É necessário saber o que o Espiritismo admite e o que ele rejeita, pela razão e pela experiência.

Existem muitas noções sobre o Espiritismo que podem ser adquiridas em obras mais sintéticas que foram escritas por Allan Kardec. Sugerimos ao interessado em Espiritismo que procure começar o seu caminhar por essa bela ciência-filosófica apreendendo o seu rico conteúdo.

Uberaba-MG, 18 de abril de 2021.

Beto Ramos.

segunda-feira, 12 de abril de 2021

SINAIS DOS TEMPOS: MIGRAÇÃO E EMIGRAÇÃO DOS ESPÍRITOS

 

INTRODUÇÃO
1. Qual o objetivo do processo de migração e emigração dos Espíritos?
2. Quais são os sinais de que esse tempo é chegado?
3. Como entender essa mensagem e o processo pelo qual se desenvolve?
4. Haverá mudança nas Leis Naturais ou haverá cumprimento das Leis Naturais?


Essas e outras indagações permeiam uma minuciosa pesquisa feita por Allan Kardec. Seu resultado está contido no capítulo 18 da obra A Gênese e o seu título é: Os Tempos são Chegados. Esse capítulo está dividido em dois subtítulos: Sinais dos Tempos e A Geração Nova.

De partida é necessário deixar claro ao leitor: mudança nas Leis Naturais, isto é, a revogação das Leis estabelecidas por Deus ou a interferência direta de Deus na aplicação dessas mesmas leis é absolutamente inconciliável com a Sabedoria Divina. Motivo: tudo é harmonia na obra da Criação.

Portanto, a ideia que se traduz pela expressão “nosso tempo é MARCADO” por certos acontecimentos, não deve ser entendida como se existisse um DESTINO fatal e predeterminado.

Todos os acontecimentos e eventos no planeta são RESULTADOS, isto é, CONSEQUÊNCIAS e não CAUSAS. Tudo o que é feito, tudo que é praticado, todas ações e todas omissões dos seres humanos, NESSA ou nas encarnações passadas, se constituem em causas principais desses acontencimentos e eventos no planeta.

Para bem se compreender esse assunto é importante refletir sobre o planeta Terra. A Terra é um MUNDO PERFEITO? É um MUNDO FELIZ? O que domina a conduta da humanidade terrestre (Espíritos encarnados ou não)? Sua natureza espiritual ou essa humanidade é influenciada por tudo aquilo que possua natureza material?

É prudente recordar que o MAL NÃO EXISTE. Explica-se: o mal é IGNORÂNCIA. É essa ignorância que produz o FANATISMO ou a INCREDULIDADE. Todavia, todos esses Espíritos, assim como o próprio planeta que lhes serve de habitação, estão sob a égide da LEI DO PROGRESSO; É regra imutável.

Por isto, torna-se imprescindível saber como se dá o processo progressivo.  Ele ocorre de duas maneiras, senão vejamos:
a) Materialmente: pelo progresso físico dos componentes;
b) Moralmente: pela depuração dos Espíritos.

Uma observação muito importante, conforme a praxis diária, é que a habitação reflete as características do seu morador. Isso vale para toda a humanidade terrestre em relação ao planeta Terra. E, é nesse aspecto que passamos a refletir em seguida.

No aspecto físico a ciência prova que a habitação está mais confortável, porém, no aspecto moral é mais complexa sua mensuração, pois, a humanidade progride em:
I. Inteligência;
II. Senso moral;
III. Abrandamento dos costumes.

É natural que uma sociedade que progride saneie a insalubridade de suas regiões, facilite as comunicações e torne a terra mais produtiva. Um progresso, por vezes lento e gradual em certas ocasiões, entuanto noutras ocasiões ocorrem movimentos mais rápidos.

Esse processo progressivo pode ocorrer no conjunto da sociedade ou apenas parcialmente por regiões. Tudo  isto está subordinado EM DETALHES ao LIVRE-ARBÍTRIO humano e RESULTA EM CONSEQUÊNCIAS FATAIS no conjunto em razão das aplicação das LEIS NATURAIS.

Para exemplificar lembramos que toda planta está subordinada às Leis da Natureza, cujas fases pricipais de desenvolvimento são:
· Germinação;
· Crescimento;
· Amadurecimento.

PROGRESSO DA HUMANIDADE
O avanço e o desenvolvimento humanos não escapam às Leis Naturais. A Lei do Progresso é Lei Moral e, por isso, é preciso compreender o significado de FATALIDADE nesse contexto.

Vejamos:
·  Tudo é EFEITO das LEIS DA NATUREZA;
·  As Leis Naturais, estabelecidas pela VONTADE DO CRIADOR, são obra da Sua Eterna Sabedoria e Presciência.

Quer dizer que os Espíritos, lançando mão do seu livre-arbítrio, observam as Leis Naturais (cumprem) ou ferem essas leis (descumprem), as quais estão gravadas em suas consciências. A consequência do cumprir ou não as Leis de Deus importa, então, naquilo que se convencionou denominar fatalidade.

A CONSEQUÊNCIA DO ATO É FATAL. O RESULTADO DO ATO É FATAL. Portanto, o Espírito sempre obterá um bom resultado quando cumprir as Leis Naturais e sempre obterá um mau resultado quando fizer o contrário.

As consequências advindas do uso que a humanidade faz de seu livre-arbítrio não fogem à harmonia, pois, tudo está conforme a Sabedoria Divina. Elas fazem parte do processo evolutivo. Equivoca-se quem acredita que existam os chamados distúrbios, ou seja, que existam eventos causados fora do raio de ação humana e que necessitariam da intervenção arbitrária de Deus na sua Obra.

1. O que são os distúrbios, assim considerados? R. São movimentos isolados que aparentam ser irregulares porque o Espírito ainda possui visão LIMITADA.

2. No conjunto o que ocorre é realmente uma irregularidade? R. Não. São apenas APARÊNCIAS, pois, os movimentos se HARMONIZAM no conjunto.

Importa advertir ao leitor que nada do que até aqui foi exposto desconsidera que o processo evolutivo da humanidade decorra do seu amadurecimento, isto é, da aptidão do conjunto para, conforme a Lei do Progresso, avançar.

Os progressos da humanidade são incontestáveis. Pela inteligência, a humanidade alcançou resultados importantes em relação à ciência, às artes e ao bem-estar material. Todavia, ainda resta um imenso progresso a realizar, quais sejam:
· Fazer reinar a caridade, a fraternidade e a solidariedade; e,
· Assegurar o bem-estar moral de todos.

A reflexão importante é:
- Como esso progresso acontece?
- Com as crenças vigentes?
- Por meio das instituições vigentes?
- As crenças e as instituições estão modernas ou estão ultrapassadas?
- Essas crenças e instituições são a solução ou são obstáculos?

R. Essas crenças e instituições NÃO são mais suficientes para promover o progresso que resta para a humanidade realizar na Terra; São verdadeiros obstáculos ao avanço do conjunto.

Existem grandes eventos em curso e o observador atento perceberá uma sorte de coisas que estão acontecendo. É preciso, pois, compreendê-los.

O que está ocorrendo atualmente no planeta?
· Elabora-se o complemento importante do estado anterior (físico e moral) para fins de se alcançar a maturidade necessária ás grandes mudanças.
· Não se trata de uma renovação limitada a uma região, a um povo ou a uma etnia.
· Trata-se de um movimento universal que se opera rumo ao progresso moral da humanidade.
· Há uma tendência a se estabelecer uma nova ordem de coisas.
· Vários seres humanos parecem ser o maior obstáculo ao progresso, mas, SÃO, NA VERDADE, CONTRIBUINTES PARA O SUCESSO DO PROCESSO, apesar de ignorarem esse fato.

Há um propósito por trás de todos os acontecimentos que se sucedem? O que de fato se prepara para o futuro? R. O propósito é uma transformação positiva do conjunto. Trata-se da chegada de uma nova geração. Tudo conforme com a Lei do Progresso.

Essa geração virá livres dos preconceitos criados pelas crenças e instituições do Velho Mundo e será formada por elementos mais depurados, pois estará animada de ideias e sentimentos diferentes dos até aqui demonstrados pela geração que será substituída.

É isso que está ocorrendo, um grande processo em curso em conformidade com as Leis Naturais. Adverte-se no entanto que, UMA TROCA TÃO RADICAL COMO ESSA QUE SE ELABORA, NÃO SE CUMPRIRÁ, SEM COMOÇÃO. 

Verifica-se claramente que o mundo atravessa uma guerra de ideias que resultará em graves acontecimentos. NÃO SERÃO CATACLISMOS NO GLOBO PURAMENTE MATERIAIS, MAS, ACONTECIMENTOS ENVOLVENDO TODO O CONJUNTO DA HUMANIDADE. São revoluções de ordem moral.

As dúvidas agora são:
- Como saber se já são chegados esses tempos?
- Quais sinais esses tempos trarão para que se compreenda o grande movimento que fará a humanidade avançar mais rápido no aspecto moral?

1. Ficará evidente o compartilhamento de aspirações e ideias elevadas de muitos.
2. Ao mesmo tempo em que outros demonstrarão IDEIAS VAZIAS.
3. As situações demonstrarão que as INSTITUIÇÕES SÃO INSUFICIENTES.
4. Haverá a CONSTATAÇÃO de que as CRENÇAS e INSTITUIÇÕES não se encontram em condições de satisfazer as legítimas aspirações para as quais foram criadas.
5. No pior momento em que a humanidade se sentir oprimida, falsos filósofos surgirão anunciando ideias aberrantes e estranhas.

Caráter, costumes, hábitos, vão mudar com o surgimento de novos indivíduos, os quais serão os mesmos, porém, regenerados. A geração que se extingue junto com suas ideias dará lugar às ideias novas da geração que surge. A humanidade chega naquilo que se pode denominar transição, pois, trata-se de um período de transformação, de crescimento moral, uma espécie de passagem da adolescência para a idade adulta.

Toda transição traz em si um dilema. Com o progresso da humanidade não é diferente. Nesta fase:
· O passado não satisfaz às novas aspirações, suas novas necessidades.
· A humanidade já não pode se conduzir pelos mesmos meios.
· Não há mais ilusões e prodígios.
· Do ponto de vista moral, a humanidade precisa de alimentos mais nutritivos.
· Já há a compreensão de que, além da vida corporal, há um futuro para além do corpo físico.
· Fica evidente uma busca do ser pela descoberta do mistério da própria existência.
· Diante do infinito, o ser encontra um horizonte e quer saber qual o seu papel, tanto no aspecto físico quanto espiritual.

PROCESSO DE PROGRESSO DA HUMANIDADE:
1. O primeiro passo foi o progresso intelectual em grandes proporções. Porém, só conhecimento não REGENERA a humanidade. Dominada pelo orgulho e pelo egoísmo, a inteligência e  o conhecimento não aproveitaram ao bem-estar da coletividade, pois até aí a humanidade  só aperfeiçoou meios de prejudicar o próximo e se destruir mutuamente.

2. O segundo passo é o progresso moral (e é esse que está em curso). Só ele freia as más paixões. Derrubando as barreiras entre os povos, caem preconceitos de casta, calam-se os antagonismos de seitas, aprende/ensina-se a olhar o próximo como irmão.

Somente progredindo intelectual e moralmente é que humanidade se unirá numa única crença, aceita por todos e não sujeita à discussão, por se basear em Verdades Eternas.

LEI DO PROGRESSO
Não há mistério. São os mesmos seres que progridem por meio de um processo que não  sofre solução de continuidade. É perpétuo. A evolução ocorre assim:
1. Por meio das gerações num mesmo planeta; e,
2. De um mundo a outro até à perfeição.

É nesse sentido que se compreende que TODAS AS AÇÕES TEM UMA FINALIDADE. Todos estão trabalhando por todos. Cada um, trabalhando para si próprio, trabalha pelo outro e reciprocamente. O processo é aproveitado pelas gerações futuras. Essas gerações são as mesmas do passado. A morte nunca põe fim aos vínculos afetivos e deveres recíprocos entre encarnados e desencarnados.

Por isso, a vida feliz para a humanidade depende de dois elementos:
a) Solidariedade;
b) Fraternidade.

Esses elementos precisam entrar nos corações e costumes dos seres, os quais tornarão, a partir desses dois elementos, suas instituições e leis mais adequadas para o conjunto. Mas, O QUE FALTA À SOCIEDADE ATUAL PARA SUBIR NA ESCALA DE EVOLUÇÃO ESPIRITUAL?
· Mútuo apoio èfraternidade (ver a humanidade como uma grande família).
· Reciprocidade èsolidariedade (em deveres e direitos)

Só o mútuo apoio e a reciprocidade (fraternidade e solidariedade) tornarão as instituições mais proveitosas ao bem-estar de todos.

BASES E PRINCÍPIOS QUE SUSTENTAM OS ELEMENTOS QUE VÃO TRANSFORMAR A HUMANIDADE E ACELERAR O PROGRESSO NO ASPECTO MORAL:

1. Deus;
2. Imortalidade da alma;
3. Pluralidade das existências (futuro);
4. Progresso individual ilimitado;
5. Perpetuidade das relações entre os seres;
6. Livre-arbítrio.

a. Como se dará uma troca radical no sentimento das massas? R. Saindo do círculo de ideias mesquinhas e triviais que alimentam o egoísmo.

b. A humanidade, ainda está imatura e permanece surda ao chamado para o progresso moral, o que será feito quanto a isso? R. Haverá uma troca de gerações; uma vai e leva seus preconceitos e erros; outra vem, imbuída de ideias mais puras e saudáveis. Somente depois da troca é que será impresso um movimento ascendente, NO SENTIDO DO PROGRESSO MORAL QUE AINDA NÃO EXISTE.

COMO COMPREENDER OS MOMENTOS VIVIDOS ATUALMENTE:
Surgem sinais inequívocos do INÍCIO dessa FASE, pois, há um GRANDE EMBATE com tentativas de REFORMAS ÚTEIS, ao mesmo tempo em que MUITOS se constituem em obstáculos em NÃO QUEREM A REFORMA. 

Esse antagonismo é UM IMPULSO À OBRA DE REGENERAÇÃO.
· Surgem grandes e generosas ideias com muitas instituições sendo criadas nessas bases.
· Leis penais impregnadas de sentimentos mais humanos são criadas.
· Preconceitos de toda ordem são debatidos e combatidos.
· As nações se aproximando cada vez mais.

Nesse processo é vísivel, também, detectar as carências da humanidade:
· Falta reforma de base; e,
· Predisposição moral de muitos.

As mudanças que se operam somente serão sentidas no futuro quado, então, ocorrerão mais intensamente. O sinal de que seu início estará em curso será a aceitação maior de ideias espiritualistas e a repulsa às ideias materialistas; a incredulidade perdendo espaço para a Fé Inabalável (que encara a razão face-a-face).

Nao é difícil observar atualmente os malefícios causados pela FÉ CEGA que:
- Aniquila a razão;
- Cria uma obediência passiva que embrutece;
- Baixa o moral do indivíduo; e,
- Tutela a inteligência.

QUAIS OS SINAIS DE QUE A HUMANIDADE AINDA NÃO AVANÇOU COMO DEVERIA?
·Está inerte em seus preconceitos;
·Está estacionada em suas crenças;
·Está refratária ao progresso moral.

Por isso que uma mudança mais intensa requer uma TROCA DE GERAÇÕES. Esse processo está em curso como se vê pelo grande de número de desencarnes coletivos. Se estamos inertes quanto aos preconceiros, estacionados nas crenças e refratários a qualquer progresso moral, é preciso que:
- A nova geração chegue para vencer esses preconceitos.
- E seja dotada de uma quantidade de ideias e experiências do passado para colocar em prática em benefício do conjunto.

Assim sendo, vamos responder a outra indagação: Quais Espíritos chegarão?
- Aqueles que já possuem ideias humanitárias compatíveis com o grau de adiantamento ao qual tenha chegado (não são Espíritos Puros).

Os indivíduos não estão no mesmo degrau evolutivo para participarem, em conjunto, do processo regenerador. Muitos possuem intuição das novas ideias que as circunstâncias farão desabrochar. Os que possuem essa intuição se mostrarão mais avançados do que se imagina e seguirão com empenho a iniciativa da maioria.

PROBLEMAS OBSERVADOS NA ATUALIDADE INDICANDO A MIGRAÇÃO E EMIGRAÇÃO EM CURSO
Por sua inteligência, esses Espíritos veem a força das novas ideias, mas, não conseguem se colocar à altura das mesmas, e, por isso, se esforçam para destruí-las.

O número de retardatários é ainda muito grande, os quais ficam buscando “defender terreno” com suas ideias do passado, retardando o progresso, sendo esse o quadro:

· Os Espíritos refratários às ideias novas se encontram mesmo entre os mais inteligentes.
· Esses Espíritos não aceitam as novas ideias lhes apresentadas nessa existência.
· Uns não aceitam por ignorância, outros por interesse.
· Muitos colocam seus interesses materiais acima do interesse coletivo.
· Esses indivíduos, se importando somente com o bem pessoal, ficam apreensivos com o movimento reformador que lhes imprime medo.
· A verdade para eles tem peso secundário.
· As novas ideias são consideradas por eles como subversivas.
· Os refratários dedicam um ódio implacável às novas ideias, as quais lhes fazem guerra obstinada.

Como se vê, somente UM GRANDE PROCESSO DE MIGRAÇÃO E EMIGRAÇÃO DE ESPÍRITOS pode acelerar o necessário progresso moral do conjunto da humanidade terrestre. Daí presenciarmos flagelos causados, de um lado pela ação humana violando as Leis Naturais e, de outro, no aspecto moral, pela resistência dos indivíduos na mudança de caráter.

A GERAÇÃO NOVA
O que faz de um planeta um mundo feliz? R. Que esse planeta seja povoado por Bons Espíritos, encarnados ou não, os quais só desejem o bem.

Por isso há na Terra uma grande EMIGRAÇÃO DE ESPÍRITOS, onde os Espíritos que tem prazer no mal serão trocados por aqueles que possuem sentimento do bem. Os maus Espíritos serão "excluídos" para não causarem mais discórdia e confusão e não mais se constituírem obstáculo ao progresso. Com isso, poderão expiar seu endurecimento em mundos inferiores.

Necessário, lado outro, que se compreenda o significado de "exlcluir" dentro desse processo em curso. Como afirmado antes, tudo é harmonia na obra da Criação, os Espíritos que migrarão a planetas inferiores vão levar seus conhecimentos adquiridos e auxiliarão no progresso dos seres que neles habitam.

PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO
São dois grupos de Espíritos participando do processo. Os retardatários partem e os PROGRESSISTAS chegam. É esse o tempo em que vivemos. Há um conflito em curso entre as ideias que se procura implantar. Uns com a bandeira do passado, outros com a bandeira do futuro. O processo dá-se, resumidamente, assim:

· É gradativo (a geração atual desaparece e a nova surge): sai um inclinado ao mal e chega outro inclinado ao bem;
· A época atual (de transição) permite ver as duas gerações embaralhadas. Cada ser distinguindo-se do outro pelos caracteres que lhe são próprios.
· Esse choque entre as gerações demonstra claramente pontos de vistas opostos, sendo fácil detectar cada um dos indivíduos.
· Os Espíritos que chegam NÃO SÃO EXCLUSIVAMENTE superiores, mas, já progrediram e estão dispostos a assimilar ideias progressivas e movimento regenerador.
· Os atrasados vão demonstrar SUA REVOLTA CONTRA DEUS. Egoísmo, orgulho e apego a tudo que é material, incluindo paixões degradantes.
· NEM TODOS SERÃO EXPULSOS DA TERRA, POIS, MUITOS RETORNARÃO. Nem todos são maus na essência; Apenas cederam à influência negativa. Livres dela verão as coisas diferentes de como viam em vida e serão ajudados por Espíritos benévolos, que os esclarecerão.
· A TRANSFORMAÇÃO É DE ORDEM MORAL, CONFORME AS LEIS DA NATUREZA.

A humanidade está longe do ponto intermediário, onde as forças se contrabalançam. A emigração visa acelerar o processo, afastando os que sofrem influência dos refratários, mas que, sem essa influência, poderão voltar modificados do Mundo Espiritual.

O objetivo da MIGRAÇÃO E EMIGRAÇÃO não é REGENERAR ou RENOVAR INTEGRALMENTE os Espíritos. Trata-se somente de buscar acelerar o progresso nas disposições morais dos que estacionaram.

Flagelos destroem o corpo e não o Espírito. Porém, ativam o movimento de ingresso e saída entre os dois mundos e o movimento progressivo dos Espíritos encarnados ou desencarnados. Esses movimentos visam reorganizar a humanidade. A humanidade tem suas estações como os indivíduos têm suas diferentes idades.

Esse foi um resumo do atual momento que vivemos segundo o capítulo da Obra mencionada no preâmbulo.

Resta considerar que aquele que desencarna em meio a esse processo não é, exatamente, o indivíduo que possua ideia refratária e que está sendo excluído.

Uma apuração nesse sentido deve ser feita por individualidades, em conformidade com as características de cada um, de acordo com a ordem e a classificação junto à escala espírita. 

Vários Espíritos partem, partiram ou partirão para se constituirem nos auxiliares e orientadores dos que tem potencial para permanecer, mas, que precisam apenas de um tempo no mundo espiritual para retornarem com ideias elevadas.

Uberaba - MG, 12 de Abril de 2021.
Beto Ramos

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