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quinta-feira, 30 de março de 2023

PLATÃO (ESPÍRITO) E A GUERRA DE PALAVRAS!

Platão, segundo algumas fontes, nasceu em Atenas em 428 a.C e morre na mesma cidade em 347 a.C, foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental.

Talvez seja a figura central na história da Grécia antiga e da filosofia, juntamente com os não menos importantes Sócrates e Aristóteles. Platão está presente na filosofia natural, na ciência e na filosofia ocidental, sendo frequentemente citado como um dos fundadores do que mais tarde ficou conhecido como Espiritualismo.

Platão, segundo alguns estudiosos, era um racionalista, realista, idealista e dualista cujas ideias vão inspirar essas filosofias mais tarde.

Nos interessa, sobremaneira, uma comunicação deste filósofo contida em O LIVRO DOS ESPÍRITOS – QUARTA PARTE – CAPÍTULO 2 – DAS PENAS E GOZOS FUTUROS onde, como um dos Espíritos Superiores coordenados pelo Espírito A Verdade, vai chamar a atenção para a compreensão que se deve ter pelas palavras, buscando sua compreensão, contextualizando-as a fim de que não se faça pretexto acerca de sua significação.

Para nossa melhor compreensão, vamos inserir no texto algumas perguntas que, pensamos, são respondidas pelo filósofo desencarnado:

1. O que a humanidade, de maneira geral, tem produzido quando da interpretação dos textos antigos, principalmente quando se trata da vida futura?

“Guerras de palavras! guerras de palavras! Ainda não basta o sangue que tendes feito correr! Será ainda preciso que se reacendam as fogueiras? Discutem sobre palavras: eternidade das penas, eternidade dos castigos.

Ignorais então que o que hoje entendeis por eternidade não é o que os antigos entendiam e designavam por esse termo?

Consulte o teólogo as fontes e lá descobrirá, como todos vós, que o texto hebreu não atribuía esta significação ao vocábulo que os gregos, os latinos e os modernos traduziram por penas sem-fim, irremissíveis”.

2. Como compreender, então, o significado da expressão eternidade, haja visto a explicação dada por Galileu Galilei, como Espírito, cuja explicação consta da obra A Gênese de Allan Kardec, edição original de 1868?

“Eternidade dos castigos corresponde à eternidade do mal. Sim, enquanto existir o mal entre os homens, os castigos subsistirão. Importa que os textos sagrados se interpretem no sentido relativo. A eternidade das penas é, pois, relativa e não absoluta. Chegue o dia em que todos os homens, pelo arrependimento, se revistam da túnica da inocência e desde esse dia deixará de haver gemidos e ranger de dentes”.

3. Essa compreensão equivocada não é fruto da limitação do conhecimento humano, que, para ser adquirido, necessita de sucessivas reencarnações?

“Limitada tendes, é certo, a vossa razão humana, porém, tal como a tendes, ela é uma dádiva de Deus e, com o auxílio dessa razão, nenhum homem de boa-fé haverá que de outra forma compreenda a eternidade dos castigos”.


4. Todavia, há seres humanos que, de boa-fé, admitem a eternidade das penas?

“Pois quê! fora necessário admitir-se por eterno o mal. Somente Deus é eterno e não poderia ter criado o mal eterno; do contrário, forçoso seria tirar-se Lhe o mais magnífico dos seus atributos: o soberano poder, porquanto não é soberanamente poderoso aquele que cria um elemento destruidor de suas obras”.

5. É certo que os atributos divinos devem ser levados em conta, no entanto, mesmo em meio àqueles que admitem as ideias espíritas, há os que falam de uma suposta lei de causa e efeito?

“Humanidade! humanidade! não mergulhes mais os teus tristes olhares nas profundezas da Terra, procurando aí os castigos. Chora, espera, expia e refugia-te na ideia de um Deus intrinsecamente bom, absolutamente poderoso, essencialmente justo”. Platão.


Uberaba-MG, 30/03/2023
Beto Ramos

quarta-feira, 29 de março de 2023

ROUSSEAU E A PROFECIA: "O Espiritismo ressuscitará o Espiritualismo!"

 

Rousseau foi um filósofo, teórico político, escritor e compositor. Nascido em Genebra, suas ideias influenciaram várias áreas das ciências humanas. Conhecido por suas ideias sobre Estado, poder e soberania, é autor da célebre obra O Emílio ou Da Educação.

Por rejeitar a religião revelada, Rousseau foi bastante censurado, perseguido e retaliado. Todavia, foi um ferrenho defensor da moral, identificado como filósofo espiritualista, porquanto desconfiava, como se fosse um cristão rebelado, das interpretações eclesiásticas sobre os Evangelhos.

Teve como desafeto o famoso iluminista François-Marie Arouet, mais conhecido como M. de Voltaire. Aliás, em sua obra Confissões, Rousseau responderá a muitas acusações de Voltaire.

Importa salientar que no pensamento de Rousseau as instituições educativas tradicionais corrompem o ser humano e lhe tira a liberdade. Assim, para a criação do homem-novo e uma nova sociedade, seria preciso educar a criança de acordo com a natureza, desenvolvendo progressivamente seus sentidos e a razão com vistas à liberdade e a capacidade de julgar.

Interessante notar como o pensamento de Rousseau está presente na Doutrina Espírita, cuja teoria moral é a da autonomia e da liberdade. Portanto, não é sem sentido que Rousseau comparece, agora como Espírito, para trazer ensinamentos não menos dignos do seu magistério quando ainda envergava a personalidade humana.

Da obra O Livro dos Médiuns – 2ª Parte – Capítulo 31, Dissertações Espíritas, item III, destacamos suas belas palavras, às quais ousamos acompanhar de algumas perguntas que fizemos ao texto durante nossa meditação sobre o seu conteúdo e o presente artigo:

1. O que é o Espiritismo?

"Penso que o Espiritismo é um estudo todo filosófico das causas secretas dos movimentos interiores da alma, até agora nada ou pouco definidos. Explica, mais do que desvenda, horizontes novos.

2. O que pensar do seu conteúdo, do ponto de vista da fé raciocinada? 

A reencarnação e as provas, sofridas antes de atingir o Espírito a meta suprema, não são revelações, porém uma confirmação importante. Tocam-me ao vivo as verdades que por esse meio são postas em foco. Digo intencionalmente — meio — porquanto, a meu ver, o Espiritismo é uma alavanca que afasta as barreiras da cegueira".

3. A humanidade já está realmente focada nas questões morais?

"Está toda por criar-se a preocupação das questões morais. Discute-se a política, que agita os interesses gerais; discutem-se os interesses particulares; o ataque ou a defesa das personalidades apaixonam; os sistemas têm seus partidários e seus detratores. Entretanto, as verdades morais, as que são o pão da alma, o pão de vida, ficam abandonadas sob o pó que os séculos hão acumulado".

4. O que pensar da Educação que é proporcionada na atualidade? 

"Aos olhos das multidões, todos os aperfeiçoamentos são úteis, exceto o da alma. Sua educação, sua elevação não passam de quimeras, próprias, quando muito, para ocupar os lazeres dos padres, dos poetas, das mulheres, quer como moda, quer como ensino".

5. O Espiritismo tem algum papel a desempenhar no que tange à Educação Moral da humanidade?

"Ressuscitando o espiritualismo, o espiritismo restituirá à sociedade o surto, que a uns dará a dignidade interior; a outros, a resignação; a todos, a necessidade de se elevarem para o Ente supremo, olvidado e desconhecido pelas suas ingratas criaturas - J. J. Rousseau".

Para aqueles que ainda insistem que o Espiritismo é uma religião ou, ainda, que é balela a questão do estudo da teoria moral de autonomia e liberdade, assim como as bases do Espiritualismo Racional, filosofia que, segundo Allan Kardec, o Espiritismo se filia por ser uma de suas fases (Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita - O Livro dos Espíritos), J. J. Rousseau responde com objetividade. Basta ter olhos de ver e ouvidos de ouvir ou, por decisão que respeitamos, ficar na ignorância negando o óbvio.

Uberaba-MG, 29/03/2023
Beto Ramos & Lauro Rodrigues

sábado, 25 de março de 2023

CONFISSÕES DE VOLTAIRE - UM MATERIALISTA DE VOLTA AO MUNDO ESPIRITUAL

François-Marie Arouet, conhecido como Voltaire, foi um escritor, historiador e filósofo iluminista francês que viveu no século 18 entre os anos 1694/1778 e ficou conhecido pelo pseudônimo M. de Voltaire. Aliás, codinome que adotou quando esteve preso na bastilha.

Voltaire era um cético inspirado pela ideia racional, herdada da Filosofia Renascentista, que elaborou uma teoria para refutar as tradições, tão preciosas para a religião e para a nobreza. Com isso, surgiu o argumento da certeza ser absurda.

Famoso por suas críticas sagazes ao cristianismo — especialmente à Igreja Católica Romana — e à escravidão, foi defensor da liberdade de expressãoliberdade de religião e a separação entre igreja e estado.

Seu modo de pensar pode ser descrito na frase de Evelyn Beatrice Hall"Posso não concordar com nenhuma palavra do que você disse, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo". Além disso, ele preconizava que cada um deveria pensar por si mesmo, desafiando os dogmas da igreja e da monarquia, estabelecendo que a certeza absoluta poderia até existir, mas era impossível de prová-la, sendo a dúvida o único ponto de vista lógico.

Ainda hoje, muitos se deixam arrebatar pelos escritos de Voltaire. No entanto, esse filósofo era um niilista. Um homem dotado de um grande gênio, ao qual a mediocridade era impossível. Como ser humano aspirava a liberdade, própria da sua essência. Ao chegar no mundo espiritual reencontrou tal liberdade, mas perdeu-se, confundiu-se.

O grande pregador do nada, o nada encontrou; mas, nada como compreendia. Se julgou tão grande, mas foi fulminado por sua pequenez, aniquilado diante de Deus, o qual era obrigado a contemplar diante da imortalidade da alma. Não experimentou qualquer julgamento preconizado pelas religiões ancestrais: "nem levanta-te meu filho, nem vai-te daqui". É que Deus lê nos corações de modo diverso de nós; Ele encontra o bem onde não achamos senão o mal.

O velho Voltaire desapareceu; surge o novo com suas confissões. Convertido, glorifica a Deus, confunde e impressiona aqueles que hoje deixam-se arrebatar por seus escritos.

De uma bela comunicação, “[...] traduzida do inglês [e] extraída da obra do juiz Edmonds, publicada nos Estados Unidos[, tem] a forma de uma conversa entre Voltaire e Wolsey, o célebre cardeal inglês do tempo de Henrique VIII [onde] dois médiuns atuaram separadamente para a transmissão desse diálogo”, podemos extrair algumas passagens interessantes, as quais reproduziremos a seguir.

Antes, porém, recomenda-se que o leitor busque os fundamentos da Filosofia Espírita, especialmente as questões 275, 275.a, 276 e 277 de O Livro dos Espíritos, onde iremos aprender que poder e consideração na Terra não dá supremacia no mundo espiritual, onde vige a superioridade real, que é a elevação moral, porquanto, todo orgulhoso sentir-se-á humilhado.

Destarte, como se depreende da questão 267.a de O Livro dos Espíritos, há uma luta que a ALMA ENCARNADA ENFRENTA, onde a matéria exerce influência para fruir e gozar e satisfazer aos cinco sentidos, enquanto o Espírito não quer esse gozo, mas conhecer os problemas oriundos da satisfação dos desejos.

Finalmente, é importante lembrar que, segundo as questões 266 e 318 de O Livro dos Espíritos, de volta ao mundo espiritual, o Espírito experimenta modificações de suas ideias, pois, para o Espírito liberto da matéria, cessa a ilusão, e a sua maneira de pensar é diferente.

1. Uma alma sedente de luz:

"Pretendeis acusar-me de infidelidade porque não me submeti aos acanhados preconceitos das seitas que me cercavam? É que a minha alma demandava uma amplidão de pensamento, um raio de luz, além das doutrinas humanas. Sim, minha alma entenebrecida tinha sede de luz".

2. Um Espírito assediado por uma luta interior:

"Mas notai bem que então eu tinha o Espírito assediado, por assim dizer, por uma luta interior. Considerava a Humanidade como se me fosse inferior em inteligência e em sagacidade; nela somente via marionetes, que podiam ser conduzidos por qualquer homem dotado de vontade forte, e me indignava de ver essa Humanidade, arrogando-se uma existência imortal, ser modelada por elementos ignóbeis. Seria possível crer que um ser dessa espécie fizesse parte da Divindade e pudesse, com suas frágeis mãos, apoderar-se da imortalidade? Esta lacuna entre duas existências tão desproporcionadas me chocava e eu não a podia preencher. No homem eu via apenas o animal, e não Deus".

3. Um Espírito em evolução com seus acertos e erros:

"Reconheço, em alguns casos, que minhas opiniões tiveram deploráveis desdobramentos, mas estou convencido de que, sob outros aspectos, apresentaram o seu lado bom. Conseguiram soerguer várias almas que se haviam degradado na escravidão; quebraram as cadeias do pensamento e deram asas às grandes aspirações. Mas, lamentavelmente, também eu, que planava tão alto, me perdi como os outros".

4. O gênio desenvolveu apenas a inteligência:

"Se em mim a parte espiritual tivesse se desenvolvido tão bem quanto a parte material, teria podido raciocinar com mais discernimento. Entretanto, confundindo-as, perdi de vista esta imortalidade da alma, que tanto procurava e não pedia senão para encontrar".

5. O Espírito passa em revista sua anterior reencarnação e se frustra pelo que não realizou:

"Só lamento ter vivido tanto tempo na Terra sem saber o que teria podido ser e o que teria podido fazer. O que não teria feito se tivesse sido abençoado por essas luzes do Espiritismo que hoje se derramam sobre os Espíritos dos homens!"

6. A confissão de Voltaire - Deus e a Imortalidade da Alma:

"Descrente e vacilante entrei no mundo espírita. Por si só minha presença era suficiente para banir qualquer clarão de luz que pudesse iluminar a minha alma obscurecida; apenas a parte material de meu corpo se havia desenvolvido na Terra; quanto à parte espiritual, havia-se perdido em meio aos meus descaminhos, na busca da luz, ferro. Altivo e zombeteiro, ali me iniciava, não conhecendo nem procurando conhecer esse futuro que em vida tanto havia combatido. Mas façamos aqui esta confissão: houve sempre em minha alma uma débil voz que se fazia ouvir através dos grilhões materiais e que pedia luz. Era uma luta incessante entre o desejo de saber e uma obstinação em não saber. Assim, pois, minha entrada estava longe de ser agradável. Não acabava eu de descobrir a falsidade, o nada das opiniões que havia sustentado com todas as forças de minhas faculdades? Depois de tudo, o homem se reconhecia imortal, e eu não podia deixar de ver que, igualmente, deveria existir um Deus, um Espírito imortal, que estava à frente e que governava esse espaço ilimitado que me cercava".

7. Recusando a imortalidade em vida, não haverá ninguém para estabelecer relações na vida espírita:

"Não pude realizar-me como Espírito que acabava de deixar o seu domicílio mortal! Não houve ninguém com quem pudesse estabelecer relações, porque a todos eu havia recusado a imortalidade. Para mim não existia repouso: estava sempre errante e desconfiado. Em mim o Espírito, tenebroso e amargo, comportava-se como um maníaco, incapaz de ser detido ou de perseguir um objetivo".

8. Nenhum castigo eterno, nenhuma punição, nenhuma recompensa:

"Foi nesse momento que o meu coração começou a sentir a necessidade de expandir-se; uma associação qualquer se tornava urgente, porque me sentia queimar pelo desejo de confessar o quanto tinha sido induzido em erro, não pelos outros, mas por meus próprios sonhos. Já não me restavam ilusões sobre a minha importância pessoal, porque percebia a minha insignificância neste grande mundo dos Espíritos. Enfim, de tal forma me deixara cair na lassidão e na humilhação, que me foi permitido reunir-me a alguns habitantes. Só então pude contemplar a posição em que me havia colocado na Terra e o que disso resultava no mundo espírita. Julgai se esta apreciação poderia favorecer-me".

Estes fragmentos dessa bela mensagem, sem perquirir a identidade do comunicante, valida muito do que ainda temos a apreender estudando a Doutrina Espírita tal qual organizada por Allan Kardec, eis que cada um de nós, mais cedo ou mais tarde, irá cair na real. E essa realidade é o mundo espiritual.

Para mais informações e estudo dessa comunicação, remetemos o leitor à Revista Espírita de Setembro de 1859, com este belo artigo de Allan Kardec: Confissões de Voltaire.

Uberaba-MG, 25/03/2023
Beto Ramos.

DESTAQUE DA SEMANA

A DOUTRINA DOS ESPÍRITOS NÃO É ASSUNTO QUE SE ESGOTA EM UMA PALESTRA

  EM SUAS VIAGENS KARDEC MINISTRAVA ENSINOS COMPLEMENTARES AOS QUE JÁ POSSUIAM CONHECIMENTO E ESTUDO PRÉVIO. Visitando a cidade Rochefort, n...