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domingo, 5 de fevereiro de 2023

TUDO QUE VOCÊ FAZ VOLTA PARA VOCÊ? NÃO É VERDADE!

Não é necessário pesquisar muito para encontrar frases do tipo: "tudo que você faz volta para você; isto te assusta ou te conforta?". É muito comum ouvir dizer: "a lei do retorno é infalível". Não é preciso muito para compreender que todas essas afirmações, apesar de antigas na história do gênero humano, cuja autoria se perdeu na noite das eras, são falsas, uma vez que não há nenhuma confirmação científica a respeito.

O fato é que não passam de afirmações absurdas, cuja base é a premissa do observável em leis que regem a matéria. Partiu-se do movimento dos astros, da matemática, da física e da química. Ocorre que tais leis regem as coisas materiais. Quando falamos do gênero humano, estamos diante de Espíritos (almas desencarnadas) ou seres humanos (almas encarnadas).

Quem afirma que tudo que você faz volta para você, está afirmando que há uma lei de causa e efeito, pressupondo fatalidade, atração irresistível e uma lei infalível que rege os destinos da humanidade, confundindo-se com o que se convencionou denominar KARMA.

Karma ou carma em sânscrito significa uma ação ou obra e seu efeito. Para os hindus trata-se de um princípio de causa e efeito, também chamado de princípio do carma, em que a intenção e as ações de um indivíduo (causa) influenciam o futuro desse indivíduo (efeito), como uma retribuição moral. Nesse sentido, boas ações contribuem para um bom carma (e renascimentos mais felizes), enquanto que más ações redundam em um mau carma (e maus renascimentos).

Para desenvolvimento desta reflexão importa saber se o Espiritismo valida a ideia de que tudo que você faz volta para você. Vamos prosseguir, mas já adiantando que essa hipótese é falsa. NÃO É VERDADE QUE TUDO QUE VOCÊ FAZ VOLTA PARA VOCÊ.

Primeiramente, em Espiritismo NÃO HÁ lei de causa e efeito, como já demonstrados aqui. A grande LEI que rege o universo é a da CONTINUIDADE. Esta lei nos remete a outra, de natureza moral, a lei do progresso. Destarte, conforme o item 11, capítulo 6, da obra A Gênese, "a natureza jamais se opõe a ela mesma".

Isto porque "nos degraus da vida, desde o último dos seres até Deus, vige uma lei de continuidade". As forças contidas em cada ser da criação forma, no conjunto, uma série. A soma de todas as forças, se confunde com a própria geratriz (ou criador). E essa a lei universal. Nesse sentido, a lei de continuidade importa em outra lei: a lei de harmonia.

Há, ao mesmo tempo, unidade (da harmonia da criação) e variedade (infinita dos seres). Segundo o item 15 da obra e capítulo mencionado "o mundo em seu surgimento, não se apresentava em sua força e plenitude de vida; não, o poder criador não se contradiz nunca e, como todas as coisas, o universo nasceu criança".

Aprendemos nessa fonte de pesquisa que a base do sistema do mundo físico é a IMORTALIDADE DAS ALMAS. Motivo pelo qual se afirma que, no espetáculo da criação, só ela é verdadeira. Veja-se que em O Livro dos Espíritos aprendemos que o mundo material poderia não ter existido, pois o espiritual é o primitivo. Contudo, o objetivo das obras da criação é despertar o pensamento e a inteligência.

Dessa forma, os seres descobrem, nos mundos que habitam, o poder e a sabedoria de Deus (o Criador dos mundos). Nesse processo cabe indagar: há solidariedade entre as almas? O que, de fato, reúne todos os seres enquanto FAMÍLIA HUMANA que habita os diversos mundos? Em primeiro lugar, os encontros se dão em razão das funções de vida (encontros temporários), para, após sucessivas reencarnações, haver reunião por simpatia (novos e duradouros encontros).

É assim que solidariedade e fraternidade, cujos significados ainda não são entendidos, vão se fortalecendo. Trata-se da irradiação do Espírito divino que envolve todo o universo, que permanece como modelo primitivo e último da perfeição espiritual (A Gênese, capítulo 6, item 56).

Bem entendidos esses fundamentos, vamos à FALÁCIA. Por que é FALSO afirmar que TUDO o que você faz volta para você de maneira inexorável?

Segundo o item 61 e seguintes da obra A Gênese (FEAL, 1868), "[...] quero falar do poder infinito da natureza e da ideia, que devemos fazer de seu modo de agir nas diversas partes do imenso universo".

"Habituados como estamos a julgar as coisas segundo nossa pobre e pequena morada dentro de regras que temos reconhecido na Terra", é imprescindível reconhecer a VERDADE UNIVERSAL de que "[...] a natureza toda-poderosa age conforme os lugares, os tempos e as circunstâncias". Se a natureza se conforma a lugares, tempos e circunstâncias, é falso pretender uma lei de Karma, destino ou causa e efeito. Portanto, não, tudo o que você faz não volta mesmo para você.

Observe que a natureza é única em sua harmonia geral, mas múltipla em suas produções (A Gênese, capítulo 6, item 63 - FEAL, 1868). "[...] Assim como nenhum rosto de homem é igual ao outro, em todo gênero humano também uma diversidade prodigiosa tem sido espalhada pelas moradas etéreas [...]" (idem, item 64).

A ciência humana só alcançou a noção matemática da séria das coisas secundárias e não lhe foi possível olhar face-a-face a CAUSA PRIMEIRA. (idem, item 58). Se nossas premissas alcançam somente coisas secundárias (Física), não há como pretender aplicá-las às coisas primárias (Metafísica).

Como afirmado acima, a matéria é objeto da atividade do Espírito para o DESENVOLVIMENTO DE SUAS FACULDADES, quais sejam: senso moral, razão, vontade, imaginação e livre-arbítrio (A Gênese, capítulo 6, item 10).

Por meio do corpo físico, que é instrumento do Espírito, este adquire novas aptidões. Nesse sentido, vai necessitar de novo invólucro, o qual ele aperfeiçoa, desenvolve e completa (falamos aqui do organismo físico), cuja finalidade é adaptar-se às novas necessidades.

Esse processo é progressivo: à medida que o Espírito experimenta a necessidade de manifestar novas faculdades pelas sucessivas reencarnações. Pensamos que as faculdades são despertadas e após, o Espírito sente necessidade de adaptar o seu instrumento para o melhor uso.

Vejamos porque o universo não é reativo, mas progride à medida que o seu habitante progride. A reação é ato ou efeito de reagir; comportamento de um ser vivo manifestado em presença de estímulo. Na Física trata-se de uma força da mesma magnitude, mas oposta a uma outra.

Por outro lado, em Espiritismo reação e consequência não são sinônimos. Nesta sede, consequência não é algo produzido por uma causa. Trata-se de um conjunto de condições. A consequência é o efeito, ou resultado desse conjunto de condições.

Para o Espírito, a consequência será o resulto encontrado após avaliar suas encarnações anteriores, o planejamento do seu futuro e a tomada de novas resoluções que vão guiá-lo na próxima reencarnação.

Conclui-se que a consequência deriva de um raciocínio lógico, de inferência, de dedução, de ilação. Como nenhum Espírito é igual ao outro, não haverá, em caso algum, consequência inevitáveis ou inexoráveis. Teremos progresso, experiência e instrução: continuidade, harmonia e progresso.

Lembramos que, segundo o item 11, capítulo 6 de A Gênese (FEAL, 1868), "a natureza jamais se opõe a ela mesma". É preciso, então, saber: o que constitui o ser espiritual? Segundo aprendemos na obra citada, item 23, capítulo 11, não é a sua origem, mas os atributos especiais dos quais está dotado, quando entra na humanidade (e é isso que faz dele um ser distinto dos demais), ponto este em que está dotado do SENSO MORAL e do LIVRE-ARBÍTRIO, quando começa a exercer RESPONSABILIDADE por seus atos.

Observamos que, chegado ao estado de alma humana com liberdade de ação, o Espírito possui CONSCIÊNCIA DOS ATOS, o que não significa que tem LUCIDEZ DE CONSCIÊNCIA.

Todavia, para analisar os próprios atos, o Espírito desencarnado que prepara novas experiências, procede assim:

1. Examina o que fez durante sua encarnação;

2. Passa em revista o que aprendeu;

3. Reconhece suas faltas;

4. Elabora seus planos para as futuras reencarnações;

5. Toma resoluções pelas quais conta conduzir-se em uma nova existência, tratando de fazer O SEU MELHOR.

Resumindo: para cada Espírito, cada existência é um passo adiante no caminho do progresso, uma ESPÉCIE de escola de educação. Porém, como se observa na obra O Céu e o Inferno, reconhecimento de culpa, arrependimento, expiação e retorno sincero ao bem não é processo simples e cada Espírito leva um tempo mais ou menos longo para completa-lo em relação a cada imperfeição que reconhece à medida que progride.

Portanto, NÃO, o que você faz não volta para você como uma lei inexorável, pois, o Espírito simples e ignorante não possui moral e inteligência, não tendo, assim, responsabilidade pelos seus atos.

Além do mais, consciência dos atos não importa em consciência lúcida, pois, é, ainda, na medida em que a alma goza de seu livre-arbítrio [que] sua responsabilidade cresce em razão do desenvolvimento de sua inteligência (Allan Kardec, Revista Espírita de 1864).

Claro que a lei é "a cada um segundo suas obras". Mas, o Espiritismo ensina que o  Espírito somente é responsabilizado conforme o esclarecimento que já tenha adquirido. Não se trata de uma responsabilização EXTERNA ao Espírito (heteronomia). Trata-se do exame de consciência que faz (autonomia), como o processo acima delineado. A responsabilidade é sempre proporcional à elevação e conhecimento adquirido pelo Espírito (inevitável lei do progresso).

Segundo a questão 262.a de O Livro dos Espíritos, Deus sabe esperar, não apressa a expiação. A Lei é de Progresso. Há uma INEXORÁVEL continuidade, sem a qual não haveria harmonia no universo.

Podemos afirmar que, em relação aos seres espirituais, o universo não é reativo, pois vige a harmonia entre a unidade e a variedade dos seres. Nenhum Espírito, portanto, desarmoniza a natureza.

Conforme a questão 132 da obra ora citada, a encarnação é meio para os Espíritos chegarem à perfeição. Conforme desenvolve sua inteligência, a responsabilidade do Espírito cresce. Cada um avalia a encarnação do seu ponto de vista, para uns é missão e para outros é expiação.

De acordo com a questão 166 de O Livro dos Espíritos, a reencarnação tem finalidade expiatória, ocasião em que o Espírito progride, se transforma, se despoja das impurezas.

O número de reencarnações varia de Espíritos para Espíritos. Uns avançam mais rápido e outros nem tanto, mas, as reencarnações são sempre numerosas. A ideia não é de reação, mas de consequência.

Você já havia meditado sobre esse tema. Compreende, agora, porque o Espiritismo não adota a teoria ou lei do Karma (carma)? Deixe sua contribuição.

Uberaba-MG, 05/02/2023
Beto Ramos

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

EDUCAÇÃO E PROGRESSO MORAL SEGUNDO O ESPIRITISMO!


Fénelon, em O Livro dos Espíritos, responde a Allan Kardec sobre qual o meio de se destruir o egoísmo. Destaca na questão 917 que a dificuldade encontra-se na influência que a matéria exerce sobre os seres humanos, os quais, ainda muito próximos da sua origem, não podem se libertar.

Contudo, o que chama a atenção na resposta são os fatores que concorrem para entreter essa influência. Diz Fénelon: "suas leis, sua organização, sua educação.

O Espírito apresenta como meio eficaz de destruir o egoísmo compreender bem o Espiritismo e torná-lo o norte das crenças e dos costumes, isto é, transformar os hábitos, as tradições e práticas e as relações sociais.

Explicando melhor o papel da educação nesse processo, Allan Kardec, em nota à questão 917 de O Livro dos Espíritos, esclarece:

"A educação, se for bem compreendida, será a chave do progresso moral, quando se conhecer a arte de manejar a arte dos caracteres [caráter moral] como se conhece a de manejar as inteligências, poder-se-á endireitá-los, da mesma maneira como se endireitam as plantas novas. Essa arte, porém, requer muito tato, muita experiência e uma profunda observação. É um grave erro acreditar que basta ter a ciência para aplicá-la de maneira proveitosa". 

E neste sentido, somos de opinião que o trabalho do educador espírita não é o mesmo daquele sábio que instrui no campo da ciência. Veja que, respondendo a questão 617 de O Livro dos Espíritos, foi anunciado:

"[...] O sábio estuda as leis da matéria, o homem de bem as da alma, e as segue".

Além disto, encontramos na questão 383 da mesma obra citada que os Espíritos encarnam e passam pela infância "[...] com o fim de se aperfeiçoar", uma vez que "[...] o Espírito é mais acessível durante esse tempo às impressões que recebe e que podem ajudar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados da sua educação".

Finalmente, em se tratando de ciência filosófico-espírita, assim se pronunciou José Herculano Pires em nota à própria Tradução de O Livro dos Espíritos, especialmente à questão 383, verbis:

"Os pais e os professores espíritas devem ponderar sobre este item e os que se lhe seguem. O Espiritismo vem abrir um novo capítulo da psicologia infantil e da pedagogia mostrando a importância da educação da criança não apenas para esta vida mas para a sua própria evolução espiritual".

Importa observar que Fénelon, Kardec e Herculano não tratam de evangelização em casa espírita ou no lar, mas, tratam objetivamente do processo complexo de EDUCAÇÃO MORAL DO ESPÍRITO com o fim de auxiliá-lo no processo evolutivo.

Deixe sua opinião e comentário. Você tem observado esse aspecto do Espiritismo e da sua utilidade para a humanidade?

Uberaba-MG, 26/01/2023
Beto Ramos

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

OS FATOS ESPÍRITAS DE CROOKES E A CONTROVÉRSIA ENTRE MAGNETISTAS E ESPÍRITAS DO SÉCULO 19.

Entre os anos de 1870 e 1873, o senhor William Crookes realizou pesquisas para, segundo seu próprio relato, "certificar-se durante exame científico, por um ou dois meses, se certos fatos maravilhosos, que tinha ouvido falar, poderiam sustentar a prova de exame rigoroso".

Após o alvoroço que sua decisão provocou entre os objetores do Espiritismo e do Espiritualismo, o cientista vem a público e esclarece o que constatou, após investigações minuciosas:

1. O trabalho previsto para meses durou quatro anos, culminando com publicação em 1874, pois, "o estudante das Leis da Natureza precisou continuar seu trabalho";

2. Além do mais, a sua pesquisa poderia continuar, desde que William pudesse dispensar mais tempo, eis que ainda havia muito a estudar. No entanto, outras obrigações reclamavam sua presença;

3. Ao contrário do que esperavam os objetores, Crookes constatou que "havia alguma coisa".

No período de sua pesquisa contou com o auxílio do Senhor Home e da Senhorita Kate Fox (mais tarde, Senhora Jencken).

Ao narrar a história de sua pesquisa e apresentar os resultados da mesma, faz uma afirmação interessante. Diante do seu trabalho precisou participar de sessões para estudo e observação. Contudo, percebeu que os adeptos do Espiritismo tratavam a doutrina como uma religião, pois que as sessões das quais participara pareciam cerimônias religiosas e não sessão de Espiritismo.

Parece-nos possível afirmar que vem das tais sessões a sua crítica sobre a concepção dos adeptos do Espiritismo com os quais se relacionou.

Na condição de cientista William Crookes afirmou que "satisfazer a curiosidade é bem diferente do proceder a uma busca sistemática". Ele buscava a verdade.

Quanto ao material que coletou afirma que havia:

a. Riqueza de fatos;

b. Superabundância de provas; e uma

c. Esmagadora massa de testemunhos.

Diante da sua dificuldade com as sessões, como acima relatado, acabou por realizar uma série de manifestações em sua própria casa.

O seu método foi o da observação. E assim, apontou uma variedade de erros e equívocos sobre as manifestações, tais como:

I. A escuridão NÃO é essencial para a produção dos fenômenos;

II. As manifestações podem ocorrer em quaisquer lugares, dias e horários, nada sendo uniforme;

III. Os fenômenos ocorrem diante de plateia, à luz do dia, sob efeito de qualquer iluminação, como vários produzidos pelo Senhor Home.

Entre os seus estudos dos fenômenos podem ser citados:

A. Movimentos de Corpos pesados com contato, mas sem esforço mecânico;

B. Fenômenos de percussão e outros sons da mesma natureza;

C. Movimentos de objetos pesados colocados à distância do médium;

D. Mesas e cadeiras elevadas do chão sem ninguém lhes tocar;

E. Elevação de corpos humanos;

F. Movimentos diversos - objetos sem contato;

G. Aparições luminosas;

H. Aparições de mãos, luminosas por si mesmas ou visíveis à luz ordinária;

I. Escrita direta;

J. Formas e figuras de fantasmas;

K. Casos particulares parecendo indicar uma inteligência exterior;

L. Manifestações diversas de caráter complexo; 

Citou (e refutou) na sua obra várias teorias que foram expostas para explicarem os fenômenos observados. Desde a alegação de fraude, alucinação ou loucura coletiva, passando pela ideia de ação consciente ou inconsciente do cérebro, ação do Espírito do médium, ação de maus Espíritos, ação de seres invisíveis que vivem na Terra, ou, ainda, a ação dos mortos (teoria espiritual por excelência) e, por último, a da força psíquica.

O fato é que o pesquisador não bate martelo na obra Fatos Espíritas sobre o que é ou quem são os seres inteligentes por trás do fenômenos. Diz que o "que há de certo, é que um médium possui uma qualquer coisa que um ser comum não possui." (Crookes, William. Fatos Espíritas, p. 40. AUTCH Editora. Edição do Kindle).

Finalmente, sobre o debate havido no século 19 entre adeptos da ideia de uma força psíquica e os defensores que os fenômenos são produto da ação da alma dos mortos, William afirma que está "quase inteiramente de acordo com aqueles que adotam esta teoria da força psíquica, como sendo o agente pelo qual os fenômenos se produzem".

No entanto, informa que não pretende "afirmar que tal força não possa ser algumas vezes captada e dirigida por alguma outra Inteligência que não seja a da força psíquica".

Crookes critica os que "admitem em realidade a existência da força psíquica sob o nome de todo impróprio de magnetismo, com o qual ela não tem a menor relação, pois eles afirmam que os espíritos dos mortos não podem executar os atos que se lhes atribui senão por meio da força magnética do médium, isto é, dessa força psíquica".

Esclarece que "a diferença entre os partidários da força psíquica e a do espiritualismo consiste nisso: que sustentam aqueles não se ter ainda provado senão de maneira insuficiente que existe um outro agente de direção que não a inteligência do médium, e que se trata dos espíritos dos mortos; ao passo que os espiritualistas aceitam como artigo de fé, sem pedir mais provas, que são os espíritos dos mortos os únicos agentes da produção de todos os fenômenos".

Conclui sobre essas opiniões que "a controvérsia, se reduz a uma pura questão de fato, que não se poderá resolver senão por laboriosa série de experiências e pela reunião de grande número de fatos psicológicos" (Crookes, William. Fatos Espíritas (p. 41). AUTCH Editora. Edição do Kindle).

Salta aos olhos que pouco se fala dessa parte do conteúdo da pesquisa de William Crookes, isto é, a controvérsia havida entre magnetistas e espíritas do século 19. Aliás, em Fatos Espíritas, o pesquisador coloca-os sob a mesma designação, diferindo-os apenas pelas teorias que adotam para os explicar a fonte dos fenômenos espíritas (os tais seres ou inteligências).

De um lado, os magnetizadores não admitem que a fonte dos fenômenos sejam as almas dos mortos, pois que aduzem não haver prova suficiente disto, ao mesmo tempo em que não se provou que a fonte não é o próprio médium (por meio de sua força psíquica). Do outro lado, os Espíritas que admitem a intervenção do médium nos fenômenos, mas a direção e a fonte são as inteligências, os seres espirituais, as almas dos mortos.

O fato é que essa controvérsia chega até os dias atuais, como é o caso da polêmica acerca do passe, quando alguns, mesmo diante das evidências, insistem em atribuir um PODER para o médium do qual ele, realmente, não é dotado. Quem afirma o poder do médium não deveria prová-lo? Quais estudos existem que provam a existência dessa força e que a fonte/origem não são os Espíritos? Seria interessante ver supostos Espíritas refutando Kardec e Mesmer.

E você, já tinha ouvido falar na pesquisa de William Crookes? Qual sua opinião sobre essa obra? Ainda voltaremos a falar mais sobre as pesquisas desse cientista no campo dos fenômenos espíritas. Até lá.

Uberaba-MG, 24/01/2023
Beto Ramos.

DESTAQUE DA SEMANA

A DOUTRINA DOS ESPÍRITOS NÃO É ASSUNTO QUE SE ESGOTA EM UMA PALESTRA

  EM SUAS VIAGENS KARDEC MINISTRAVA ENSINOS COMPLEMENTARES AOS QUE JÁ POSSUIAM CONHECIMENTO E ESTUDO PRÉVIO. Visitando a cidade Rochefort, n...